Prefeituras destacam importância do Prêmio

Os prefeitos de Aracaju (SE), Estância (SE) e São Gonçalo do Amarante (CE) e o coordenador de saúde bucal de Horizonte (CE) falam sobre o significado do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia para estes municípios.

Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, município vencedor na categoria acima de 300 mil habitantes:

“É um orgulho muito grande para nós receber o Premio Brasil Sorridente. O Estado de Sergipe desenvolve projetos de fortalecimento do SUS, da atenção básica e de incentivo à saúde bucal. Nós não podemos pensar em saúde sem pensar em saúde bucal. A boca, porta de entrada do nosso corpo, é fundamental para uma plena saúde física, psíquica e social.

Hoje, temos 95% de cobertura da saúde bucal em Aracaju: são 65 equipes de Saúde Bucal na cidade atuando em programas de prevenção nas escolas, ação para os idosos, entre outros. Nós temos, também, um programa de correção de fissura labial e lábio leporino que já fez mais de 100 cirurgias, no ano passado.

Esse importante trabalho [de fortalecimento do SUS] permitiu que a prefeitura de Aracaju pudesse ser o primeiro lugar nesta premiação tão extraordinária, com critérios sólidos. Não é um concurso qualquer. É um prêmio que é muito valoroso pelos seus critérios. Não se conta simpatia, ideologia ou cor partidária: o prêmio do CFO é dado pelos critérios e Aracaju em todos os critérios se saiu melhor.

Obviamente, esse prêmio também nos dá uma grande responsabilidade. A nossa meta agora é fazer melhor no próximo ano. Gostaria de compartilhar esse prêmio com todos os funcionários da Secretaria de Saúde, e os dentistas, foram eles os responsáveis pela vitória da prefeitura. O maravilhoso trabalho que realizamos em Aracaju é fruto do talento, competência e da visão daqueles que fazem parte do setor de Odontologia da cidade de Aracaju.

Esse prêmio é fundamental, são premiações desta natureza que medem de fato as ações, nada é dado gratuitamente, incentivam melhorias na saúde bucal. Podemos perceber que a cada ano que passa uma quantidade maior de cidades se inscrevem. Os critérios são rígidos e a disputa vai ficando maior. Houve uma disputa razoável e isso revela que as cidades, a partir do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia, concedido pelo CFO, passaram a melhorar a sua saúde bucal para poder concorrer porque, obviamente, um prêmio como esse atribui importância, relevância, status, visibilidade. O Prêmio Brasil Sorridente incentiva as prefeituras a trabalhar casa vez mais para merecer esse reconhecimento.”

Antônio Samarone, secretário de Saúde de Aracaju:

“Nós temos uma equipe de cirurgiões-dentistas bastante qualificada, profissionais bem formados e que têm compromisso com a população mais pobre de Aracaju. Nosso atendimento, inclusive na periferia, oferece todos os serviços odontológicos. O setor odontológico, talvez, seja o setor de melhor qualidade da secretaria municipal. Deve ter sido por isso que o CFO resolveu premiar a prefeitura de Aracaju.”

Ivan Leite, prefeito de Estância (SE), vencedor na categoria entre 50 mil e 300 mil habitantes:

“O segredo é sorrir, mas, sorrir após realizar o trabalho. Sorrir um sorriso bonito graças ao trabalho eficiente dos dentistas. O nosso princípio é um trabalho contínuo, com respeito e carinho à população com destaque para um projeto pioneiro: o atendimento domiciliar. Aquela pessoa que antes tinha dificuldades para ir ao posto de saúde, o que, muitas vezes, levava à renúncia do próprio atendimento, agora faz o tratamento em sua casa com todo o aparato necessário para o atendimento técnico correto do ponto de vista odontológico.

Parabéns ao CFO pelos 46 anos e obrigado pela homenagem. Ela estimula o trabalho e a saúde bucal das nossas crianças, adultos e idosos.”

Luís Fernando Braga Chefaly, cirurgião-dentista e coordenador de Saúde Bucal de Horizonte-CE (ele representou o prefeito Manoel Gomes de Farias Neto). O município dividiu com Estância (SE) o prêmio na categoria entre 50 mil e 300 mil habitantes:

“O prêmio é resultado, em primeiro lugar, da dedicação dos profissionais que estão lá na ponta, lidando com as necessidades da população. Somos nós que sentimos o primeiro impacto dessas demandas, e essa dedicação dos profissionais de Odontologia de Horizonte é que nos trouxe até aqui hoje. Não é surpresa que hoje as prefeituras premiadas sejam do Nordeste, porque todos sabem que a região é um exemplo em relação ao PSF, onde nasceu o programa e onde ele vem sendo aprimorado. Esse destaque é muito justo, e os premiados aqui hoje são a prova do trabalho e da veracidade dessa liderança do Nordeste na área de saúde bucal”.

Walter Ramos de Araújo Jr., prefeito de São Gonçalo do Amarante (CE), primeiro lugar entre os municípios com até 50 mil habitantes:

“Acho que o trabalho é vitorioso pela cobertura no atendimento à população, que hoje é de 100%, com todas as Equipes de Saúde Bucal funcionando, e também pelos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), para onde são encaminhados os casos mais complexos, com resultados. A maioria da população não tinha acesso à saúde bucal, e agora tem, sem precisar se deslocar até a sede do município, porque ele é atendido no próprio distrito. Se for um problema mais grave, aí então ele é encaminhado para o CEO que fica na sede do município. Lá, temos todas as especialidades. Apenas na sede, atendemos em média de 70 pessoas por dia. E cada uma das 17 Equipes de Saúde Bucal do PSF atende 18 pessoas por dia, em média. Somando tudo são quase 400 pessoas atendidas diariamente. Não é à toa que somos tricampeões do Estado do Ceará no Prêmio Brasil Sorridente, e hoje pela primeira vez recebemos o primeiro lugar. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, e nossa esperança é que outros municípios sigam esse exemplo. Recentemente, recebemos prêmios também na área de educação e de ação social, e mesmo sendo um município pequeno hoje estamos entre as 10 cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Ceará, sendo que anteriormente ocupávamos a 64ª posição”.

No total, 26 municípios de 14 Estados concorreram nesta edição do Prêmio.

A premiação inclui um consultório odontológico fornecido pela empresa Dabi Atlante. O Prêmio também tem o apoio da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Foto: Descrição da Imagem

VEJA TAMBÉM:

| Fotos da entrega do Prêmio e Menção Honrosa às Prefeituras