Portal Saúde Baseada em Evidências amplia acesso gratuito também para estudantes de Odontologia

Estudantes de 14 áreas da saúde, entre elas da Odontologia, terão a partir de agora acesso gratuito ao banco de dados disponível através do Portal Saúde Baseada em Evidências.
O portal – uma iniciativa lançada no ano passado pelos ministérios da Saúde e da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – é uma plataforma que abrange um amplo acervo de publicações científicas atualizadas num total de mais de 31 mil títulos.

Até então, o portal estava disponível apenas para os profissionais devidamente registrados nos conselhos profissionais de 14 setores da área da saúde. A plataforma oferece consulta gratuita em sete bases de pesquisa: Rebrats, Embase, ProQuest Hospital Collection, Atheneu livros Virtuais, Micromedex, Dynamed, Best Practive – British Medical Journal (BMJ).

O objetivo do portal é viabilizar o acesso gratuito ao conhecimento científico em saúde de modo que os profissionais – e agora também os estudantes – possam permanentemente qualificar-se e atualizar-se. Na plataforma, estão disponíveis conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos, vídeos e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística).

Sobre o Portal Saúde Baseada em Evidências
O Portal Saúde Baseada em Evidências foi lançado no dia 29 de maio de 2012 em Brasília e teve a presença do presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, que assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde em nome de todos os conselhos profissionais da área da saúde.

O CFO foi também um dos primeiros conselhos profissionais a disponibilizar ao projeto seu banco de dados com o objetivo de agilizar o cadastro e o acesso dos profissionais de Odontologia.