População de Porto Velho ganha reforço na saúde bucal

O Ministério da Saúde atende solicitação da prefeitura de Porto Velho e disponibiliza mais oito consultórios odontológicos para incrementar o atendimento na capital de Rondônia. Hoje ela conta com 66 equipes de saúde bucal e pode chegar a 77 nos próximos meses. O anúncio foi feito em Brasília, nesta quarta feira (27) em uma reunião articulada entre o Conselho Federal de Odontologia – CFO, O Conselho Regional de Odontologia – CRO, a divisão de saúde bucal do município e a Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério.
Reunião pucca grande

(Da esqu. para a dir.: Genésio Albuquerque; Ailton Morilhas; Christiane  Caldas; Hailton Cavalcante; Gilberto Pucca; Ericson Leão)

A chefe da divisão de saúde bucal de Porto Velho, Christiane Peres Caldas no encontro com o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca manifestou a intenção de integrar as ações do município aos programas nacionais. “A ampliação e a qualidade do atendimento serão prioridades na gestão do prefeito Mauro Nazif. Queremos que todos tenham acesso a um atendimento odontológico de qualidade. Temos hoje apenas 60 por cento da população atendida. Esse é o momento certo para investir na saúde bucal em Porto Velho”, afirmou Caldas.

Presente na reunião, o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Hailton Cavalcante, reforçou o compromisso com o município e com o Estado para buscar investimentos que beneficiem a população mais carente. Ele convidou o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde a apresentar em uma reunião destinada a lideranças municipais de saúde, todos os programas que possam incentivar a implementação de ações em prol da saúde bucal de Rondônia – “queremos ser modelo para o país em todos os níveis; da promoção aos atendimentos mais complexos”.

Ainda na reunião o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Morilhas parabenizou a parceria entre as entidades locais, regionais e nacionais. – “queremos promover a integração de esforços como o que vemos aqui na busca de soluções para ampliar o atendimento e promoção da saúde bucal em todo o país ”.