Outubro Rosa: prevenir para viver

Neste 19 de outubro, dia D do Outubro Rosa, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) asseveram a importância da Campanha Internacional contra o Câncer de Mama, cujo o objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortificar o diagnóstico precoce da doença. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aproximadamente 2,3 milhões de casos foram contabilizados no mundo em 2020, este ano, somente no Brasil, foram mais de 73 mil até o momento, ocupando o primeiro lugar em mortalidade por câncer entre as mulheres. O Ministério da Saúde adverte ainda, que mulheres com idade entre 50 e 69 anos, façam a mamografia de rastreamento cada dois anos, mesmo sem possuir sintomas. 

Atentar-se também, ao histórico familiar, genéticas favoráveis a doença que podem provocar o desenvolvimento precoce do câncer. O autoexame é de extrema importância, observando sempre a mama e apalpando para a verificação de aparição de nódulo (caroço), além dos cuidados com a alimentação e exercício físico.