Odontologia na adolescência

CFO alerta para a prevenção em adolescentes: A higienização bucal é um hábito que deve ser incorporado à rotina de todos.

Para os que usam aparelhos ortodônticos – a higienização deve ter cuidado dobrado.

Banner Adolescente 190x140pxA higienização bucal é um hábito que deve ser incorporado à rotina de todos. Nas crianças, os pais são responsáveis por essa disciplina. Mas, na adolescência esse controle fica mais difícil, pois os adolescentes buscam tornarem-se autônomos em relação a esta tarefa.

Segundo o conselheiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Francisco Simões, no mundo atual, os alimentos industrializados são mais fáceis de adquirir, produz efeito visual atrativo e sabor agradável, fatores estes que aguçam o interesse da criança e do adolescente que hoje se interessa muito mais pela alimentação Fast Food do que a caseira.

De acordo com o cirurgião-dentista, para ocorrer a doença cárie, são necessários alguns elementos: dente, dieta (alimento) e microorganismos, outros fatores são importantes, tais como o tempo, susceptibilidade da criança, composição da saliva, etc. Por isso, é bom alertar que o tipo de alimentação pode influir diretamente na formação de cárie, como o hábito de ingerir muito doce.

Os meios de comunicação, por meio de entrevistas em jornais e programas de televisão, têm valorizado a saúde bucal, levando à população, informações sobre prevenção da cárie de forma mais rápida e barata. Portanto, essas informações devem ser valorizadas pelo jovem.

Muita atenção para os que usam aparelhos ortodônticos. A higienização deve ter cuidado dobrado, pois, do contrário, pode prejudicar o sucesso do tratamento.

Com a chegada da adolescência e as novidades que a idade traz os jovens já começam a se preocupar com o namoro, pois é imprescindível que se preocupem, também, e principalmente, com a higiene da boca, pois ela é uma das maiores entradas de bactérias no corpo humano.

O hábito de higiene deve ser adquirido desde cedo, torna uma rotina saudável, assim como outros, por exemplo: o de tomar banho”, afirma Dr. Francisco.

(*) O prof. Dr Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões é professor Adjunto da EBMSP e UESB; Doutor em Odontopediatria FOUSP; Mestre em Odontologia FOUFBA; Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional CFO.