Pessoas com Diabetes devem ter mais cuidados com a saúde bucal

Muitas pessoas ouvem falar do Diabetes, mas não sabem, ao certo, o que é. Outras têm Diabetes e não sabem se cuidar. E outras, nem sabem que têm.

Banner-diabetes-190x140pxEnfim, o que é o Diabetes? Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

A SBD afirma que quando a pessoa tem Diabetes o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto –  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Segundo os cirurgiões-dentistas, a Diabetes deve ser muito bem cuidada também em relação à saúde bucal. Pesquisas revelam que pessoas com Diabetes apresentam um maior índice de problemas como gengivite (doenças da gengiva) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas). Assim também, as doenças da gengiva podem afetar a Diabetes, aumentando a glicemia, causando problemas, isso porque a pessoa com Diabetes fica mais vulnerável às infecções, porque sofrem uma diminuição na capacidade de combater bactérias.

Dados da SBD mostram que hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

Os especialistas advertem para que os portadores de Diabetes façam o controle periódico da doença; façam uma boa higienização com fio dental; se usar dentaduras devem retirá-las e fazer a higienização diariamente; não devem fumar; regularmente, façam consultas ao cirurgião-dentista e comuniquem sobre seu estado de saúde e os remédios que fazem parte de sua rotina.

Fontes: Sociedade Brasileira de Diabetes