Novo ministro da Saúde Arthur Chioro ratifica parceria com o CFO durante transmissão de cargo

“O Conselho Federal de Odontologia já é nosso parceiro. E o Brasil Sorridente já é apoiado”, afirmou o novo ministro da Saúde Arthur Chioro, ao ser cumprimentado pelo membro da Comissão Parlamentar e Comissão de Legislação do CFO, Dr. Nilo Celso Pires, após o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  transmitir o cargo para seu sucessor, Chioro, de 50 anos. Durante os cumprimentos, Dr. Nilo Pires, que representou a instituição, garantiu “parceria do CFO nesta gestão”. A solenidade aconteceu às 16h da última segunda-feira (03/02), no Ministério da Saúde.

Representante do CFO em Brasília, Dr. Nilo Celso Pires cumprimenta Chioro
Representante do CFO em Brasília, Dr. Nilo Celso Pires cumprimenta Chioro

Médico sanitarista, doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Arthur Chioro teve sua trajetória como gestor público ligada à construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Chioro é professor universitário e pesquisador nas áreas de gestão e planejamento em saúde,  foi secretário de saúde de São Vicente (SP) entre 1993 e 1996 e comandava a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) desde 2009.

Brasil Sorridente

Em 24 de abril de 2013, o Conselho Federal de Odontologia entregou o “Prêmio Brasil Sorridente” às prefeituras municipais que se destacaram no trabalho dedicado à implantação de políticas públicas de saúde bucal. Desde a criação do Prêmio, em 2005, foi a primeira vez que o CFO realiza a entrega do Prêmio em Brasília.
O município de Porto Real (RJ) ficou em 1° lugar, na categoria de municípios até 50.000 habitantes. Na ocasião, também foram entregues os prêmios aos municípios: de Porto União (SC) – 2° lugar; de Motuca (SP) – 3° lugar; de Naviraí (MS) 4°lugar; e de Apiacá (ES) – 5° lugar. Leia mais sobre o investimento aplicado no município de Porto Real.
Na categoria de municípios com população entre 50.001 a 300.00 habitantes, o município de Resende (RJ) foi o que mais investiu na área da saúde bucal, no Brasil. Em segundo lugar, ficou o município de Marília (SP), em terceiro lugar, Balneário Camboriú (SC), seguido de Foz do Iguaçu (PR) e Janaúba (MG).

Sobre o Prêmio
Instituído em 2005, o Prêmio Brasil Sorridente foi idealizado pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de Odontologia, com o apoio do Ministério da Saúde e o patrocínio da Dabi Atlante.

Por Bianca Lopes e Patrícia Carvalho / Departamento de Comunicação do CFO