Novo canal de comunicação em defesa da Odontologia

A partir do dia 05/03, o Conselho Federal de Odontologia inicia a implementação da sua ouvidoria para agilizar o atendimento e potencializar a transparência do trabalho realizado por diversas áreas da autarquia. Ela será desenvolvida em três etapas para atender diretamente diferentes públicos: os Conselhos Regionais de Odontologia – CROs; os cirurgiões-dentistas e a sociedade brasileira.

No primeiro momento ela será destinada ao atendimento apenas de solicitações realizadas pelos CROs. O acesso será feito por meio de discriminação de senha e de alguns dados do conselho regional para identificação. Esse formato já está em elaboração e será viabilizado por meio do site do CFO. Uma das preocupações do Conselho Federal é com o sigilo das informações, para que cada setor tenha acesso apenas às informações correspondentes ao departamento. Nessa fase será possível testar alguns mecanismos e ajusta-los, quando necessário, antes de ampliar o serviço para os cirurgiões dentista.

Os profissionais de classe deverão contar com o trabalho da ouvidoria a partir de maio. A última etapa destinada à comunidade será planejada com mais detalhes para que a demanda seja compatível com a capacidade de atendimento.

O conselheiro Dr. Benício Paiva Mesquita coordena o trabalho de implantação da Ouvidoria no CFO e explica “O novo canal de comunicação criado pelo CFO almeja reduzir o tempo de atendimento das solicitações requeridas atualmente e propiciar transparência no trabalho. Após a etapa de implantação, a ouvidoria do CFO será comandada por um profissional da área para acompanhar todo o procedimento, confirmando assim, o trabalho fidedigno proposto”, afirma o Conselheiro.