Não há indicação científica para o uso do creme dental sem flúor

 

A utilização do creme dental sem flúor é assunto recorrente em redes sociais e discussões, gerando dúvidas sobre as melhores práticas para o cuidado com a saúde bucal. Por isso, o CFO Esclarece e a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) trazem a público uma série de informações embasadas em evidências científicas e análise crítica da literatura sobre o tema, a fim de combater a desinformação e notícias enganosas na Odontologia e sociedade.

A escovação com creme dental fluoretado é comprovadamente eficaz, segura e apontada como a principal razão para o declínio das lesões de cárie observado desde a década de 1970. Diversos estudos científicos mostram que não há indicação para o uso de dentifrícios sem flúor, dada a eficácia e segurança dos produtos fluoretados, devidamente estabelecidos.

Para os profissionais de saúde, a recomendação é ouvir as preocupações dos pacientes, fornecer esclarecimentos, sempre com base em evidências científicas, e respeitar as escolhas individuais. Afinal, a decisão sobre qual produto utilizar cabe a família.

Esta publicação foi baseada no artigo “Dentifrícios sem Flúor: quando usar?”, de autoria de Ana Paula Pires dos Santos, professora e pesquisadora da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.