Ministros de Saúde da Unasul unificarão esforços para melhorar serviços

Bloco deve contar com “plano quinquenal” para coordenar ações. Representantes reconhecem necessidade de melhorar acesso à remédios.

A 3ª Reunião do Conselho de Saúde de Unasul terminou nesta quarta-feira (25) no Equador com o compromisso de unificar os esforços de seus governos para melhorar os serviços sanitários para a população, informou o governo equatoriano.

Com esse objetivo, os ministros de Saúde dos países-membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul) reconheceram a “necessidade de contar com um plano quinquenal” para projetar as ações conjuntas, afirmou o Ministério da Saúde equatoriano em comunicado.

Esse plano será elaborado por um grupo técnico que apresentará suas conclusões ao Comitê Coordenador do Conselho Sul-americano de Saúde, na reunião que se desenvolverá no Rio de Janeiro em fevereiro de 2010.

Os objetivos dessa estratégia serão “garantir o acesso de população a remédios, fortalecer e agilizar o acesso aos sistemas universais de saúde nos países da região e intercambiar informação de maneira permanente para estabelecer estratégias conjuntas que permitam ter um escudo epidemiológico”.

Os ministros da Unasul também chegaram a um acordo para trabalhar conjuntamente para estabelecer “mecanismos muito mais ágeis para o acesso universal de remédios” e, em referência à vacina da nova gripe, reconheceram “as vantagens de negociar em bloco para assegurar melhores preços e qualidade”.

Dengue

A ministra da Saúde do Equador, Caroline Chang, assegurou a existência de uma “vontade governamental” de trabalhar “para expatriar não só a dor dos mais pobres, mas extirpar as razões que geram a pobreza”.

Já o ministro da Bolívia, Igor Pardo, assegurou que seu presidente, Evo Morales, anunciará na próxima segunda-feira a instalação de uma fábrica para a produção de fármacos que atendam as doenças mais frequentes em seu país.

Outros temas tratados na reunião foram a aplicação de uma estratégia regional contra a dengue, a constituição de um grupo técnico para o desenvolvimento de recursos humanos e a criação do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, entre outros.

Além da anfitriã e do representante da Bolívia, assistiram à reunião os titulares de Saúde do Peru, Brasil, Argentina, Venezuela e Colômbia, assim como representantes do setor do Paraguai, e do Chile.

Fonte: G1 – 25/11/09