Comissão Parlamentar do CFO se reúne com o ex-ministro da Saúde Humberto Costa em Brasília

A Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve reunida, na última terça-feira, 11 de março, em Brasília, com o ex-ministro da saúde e senador Humberto Costa (PT-PE), solicitando o apoio para o Projeto de Lei (PLC) 034/2013, o qual estabelece obrigatoriedade da presença de profissionais de Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos e privados.

Foto_Senador-Humberto-Costa

“Mais uma vez, obtivemos uma vitória com o apoio do senador Humberto Costa, que se mostrou receptivo ao pleito do CFO quanto ao trâmite do PLC 034/ no Senado Federal”, afirmou o vice-presidente do CFO, Dr. Leonardo Marconi, após a reunião, na qual também estiveram presentes o membro da Comissão Parlamentar Dr. Nilo Celso Pires, o conselheiro federal, Dr. José Ricardo Dias Pereira e o procurador jurídico do CFO, Dr. José Alberto Cabral Botelho.

Ainda de acordo com o vice-presidente, a Comissão Parlamentar do CFO vem realizando um trabalho de sensibilização com os parlamentares que compõem a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, de modo a conscientizá-los sobre a importância da aprovação deste projeto, cuja autoria é do ex-deputado Neilton Mulim.

Pacientes internados em UTIs devem receber – como o próprio nome sugere – cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que os levaram à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração, o que pode prejudicar sua recuperação e prognóstico. Nesses cuidados deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs.

Esse atendimento especifico busca manter a higiene bucal e a saúde do sistema estomatognático do paciente durante sua internação, controlando o biofilme e prevenindo e tratando a cárie, a doença periodontal, as infecções perimplantares, as estomatites, além de outros problemas bucais.

Por Bianca Lopes / Departamento de Comunicação do CFO