CFO recebe parecer da subcomissão da SBDOF sobre a utilização do Ácido Hialurônico

Representantes da subcomissão da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) entregaram um parecer pedindo a revisão da utilização do Hialuronato de Sódio (HS) na área da DTM e Dor Orofacial ao presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Aílton Morilhas, durante reunião em seu gabinete, no último dia 13 de março, no Rio de Janeiro, na qual também estiveram presentes o tesoureiro do conselho federal Dr. Rubens Côrte Real de Carvalho e o assessor especial da presidência da autarquia federal, Ermensson Luiz Jorge.

De acordo com a SBDOF, o ácido poderia ser aplicado no controle da dor e no restabelecimento funcional da Articulação Temporomandibular (ATM).

Segundo estudos desenvolvidos pela SBDOF, não existem contraindicações específicas, mas contraindicações gerais. Ou seja, pessoas que têm hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula e também recomenda-se cautela nos casos de pacientes com hipersensibilidade a proteínas aviárias. Neste, o HS é obtido a partir das cristas de galo.

Ainda com base em pesquisas realizadas pela subcomissão formada pelo Dr. Eduardo Januzzi, (CRO-MG); Dr. Eduardo Grossman (CRO-RS); Dr. Frederico Mota Gonçalves Leite (CRO_MG); Dr. José Luiz Peixoto Filho (CRO-RJ) e o Dr. Paulo Afonso Cunali (CRO-PR), e conforme descrito na proposta, fora concluído que a viscossuplementação da ATM com o Hialuronato de Sódio apresenta “forte evidência e grau de recomendação suficiente para declarar sua segurança no tratamento de diversas condições que afetam as articulações temporomandibulares, desde que seja administrado por profissionais capacitados para um correto diagnóstico e para os procedimentos operatórios que envolvem o uso dessa técnica”. O pedido será analisado de perto pelo presidente Morilhas, juntamente com outros membros do CFO.

Por Bianca Lopes e Patrícia Carvalho / Departamento de Comunicação do CFO