Localiza SUS: “É essencial que o Cirurgião-Dentista esteja bem informado”, afirma Presidente do CFO

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça a importância da categoria acompanhar, em tempo real, os dados na plataforma “Localiza SUS”, do Ministério da Saúde. Para o CFO, muito além de monitorar o quadro pandêmico nacional, com dados oficiais, as informações podem subsidiar os profissionais da Odontologia na tomada de decisões estratégicas, com base nas ações de enfrentamento à doença e na transparência dos dados.

A ferramenta disponibiliza 12 painéis eletrônicos com panorama detalhado sobre o novo coronavírus no Brasil. As informações contemplam desde o perfil de contaminação da doença até a configuração, por município, sobre a habilitação de respiradores, leitos, medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à rede pública de saúde. Além de contemplar transparência sobre a distribuição e execução financeira do recurso público.

É importante ressaltar que a plataforma é aberta não somente aos profissionais da odontologia, mas à população em geral, que pode acompanhar diariamente as particularidades da sua região, estado ou município. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é ampliar a visibilidade sobre o cenário atual da doença no Brasil, além de auxiliar no planejamento das ações de proteção e assistência à população.

Na reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no dia 05 de agosto, foi apresentado ao Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, com detalhes, esse painel de monitoramento, o qual reforçou a necessidade desses mecanismos de transparência para que os gestores e profissionais de saúde possam tomar decisões estratégicas no combate à Covid-19. “Neste momento em que nos deparamos com grande volume de informações, buscar dados oficiais é de extrema importância para validar o combate à doença. Esse acesso é decisivo também neste período de retomada do atendimento odontológico eletivo, que acontece de forma gradativa”, afirmou.

Juliano do Vale alertou, ainda, sobre a responsabilidade individual de cada profissional de saúde e cidadão para checagem das informações antes de qualquer compartilhamento. Para ele, a proliferação de Fake News pode ser combatida por meio da conferência de dados oficiais em plataformas, a exemplo do Localiza SUS, evitando assim pânico e desinformação.

CLIQUE AQUI e acesse o Localiza SUS.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br