Lançado sistema de controle e distribuição de medicamentos

O Ministério da Saúde lançou, este mês, o Hórus – Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica. Através desta ferramenta, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter acesso a medicamentos em data agendada. O processo será implementado como projeto-piloto em 16 cidades em março e permitirá aos municípios o acompanhamento individualizado do uso de remédios e o controle da distribuição e do estoque em tempo real.

A partir de abril, todos os municípios do Brasil poderão usar o sistema gratuitamente. Para isso, as prefeituras que tiverem interesse já podem fazer seu cadastro no Portal do Ministério.

Uso e distribuição racional de medicamentos

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, o novo programa terá um impacto importante na assistência farmacêutica do SUS. “O Hórus permite a melhoria da qualidade da informação, do gasto e da segurança dos pacientes, pois eles tomarão os medicamentos na dose e na data corretas”, afirmou o secretário.

Para José Miguel do Nascimento Júnior, do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS, por meio deste programa o governo poderá controlar a regularidade em que os medicamentos são fornecidos e saber se o paciente foi buscá-los na data marcada. No futuro, poderá haver um planejamento para que as equipes de saúde da família façam a busca ativa das pessoas que não continuaram o tratamento. “O Hórus é uma ferramenta muito importante. Esperamos a massificação do seu uso para podermos, mais para frente, avaliar o desempenho e o impacto dos novos investimentos em saúde”, diz Nascimento.

Vantagens

Para o cidadão, as vantagens são a ampliação do acesso aos medicamentos, o agendamento da retirada dos remédios, agilidade do atendimento, geração do perfil e histórico do uso de medicamentos individualizado e possibilidade de avaliação do serviço prestado e do seu custo.

O Hórus é um software livre que será operado pelas secretarias municipais de Saúde e almoxarifados centrais. Ele é integrado ao Cartão Nacional de Saúde e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o que permitirá o acompanhamento da saúde de cada paciente.

O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Recife (PE).

Fonte: Portal da Saúde