Lançado primeiro glossário brasileiro sobre periodontia

Visando apresentar tópicos relevantes sobre periodontia que contemplem a comunidade acadêmica e clínica, acaba de ser lançado o Glossário da Sociedade Brasileira de Periodontologia.

Editado pela Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape) e coordenado pelos professores José Roberto Cortelli, Roberto Fraga Lotuffo, Rui Vicente Oppermann e Antonio Wilson Sallum, o Glossário teve sua produção avaliada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). A publicação foi subsidiada pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em Odontologia da Pfizer Consumer Healthcare, nos Estados Unidos.

O Glossário contém 1378 termos, sendo 846 traduzidos, redefinidos e atualizados e 532 novos termos incluídos.

As doenças periodontais inflamam e destroem as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, principalmente as gengivas, o osso e a camada externa da raiz do dente. Estas doenças são causadas principalmente pelo acúmulo de bactérias, levando a inflamações que podem se tornar crônicas.

Entre os problemas causados no organismo pelas doenças periodontais estão a perda dos dentes. O estresse, as alterações hormonais, o fumo, o uso de alguns medicamentos aliados à má higienização bucal também contribuem para o surgimento dessas patologias.


São Paulo – SP