Inca promove atividades no Rio para marcar Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) promove hoje (29) no Rio uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Às 9 horas, haverá entrevista na sede do Inca, na Praça da Cruz Vermelha, para divulgar dados de uma pesquisa inédita sobre tabagismo realizada com universitários da área de saúde.

A pesquisa Vigilância de Tabagismo em Universitários da Área de Saúde foi feita nas cidades do Rio de Janeiro, João Pessoa, Campo Grande e Florianópolis. Foi verificado o percentual de estudantes que é fumante e seu conhecimento sobre a legislação relacionada ao controle do tabagismo. O diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, e a chefe da Divisão de Epidemiologia, Liz Almeida, estarão presentes à coletiva.

Na rádio Saara, dirigida ao público que freqüenta o comércio da Rua da Alfândega e suas trranversais, no centro da cidade, será lançado o projeto Rádio Inca – Informação e Saúde. Trata-se de uma série com 40 programas que serão distribuídos gratuitamente, ao longo do ano, para cerca de 500 rádios comunitárias de todo o país. Artistas e outras personalidades dão voz aos spots da Rádio Inca.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa às 10h30, por telefone, de entrevista que marcará o lançamento do projeto. O diretor-geral do Inca e a chefe de Divisão de Controle do Tabagismo, Tânia Cavalcanti, estarão no estúdio e conversarão com o ministro.

Fonte: Agência Brasil


Rio de Janeiro – RJ