Feliz dia das crianças. Porque Saúde Bucal e sorrisos andam sempre juntos!

Nesta quinta-feira, 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças. E como sorriso e infância andam sempre juntos, o Sistema Conselhos de Odontologia lista abaixo alguns cuidados que, se adotados, podem resultar em mais saúde bucal, e mais motivos para sorrir!

A prevenção deve começar ainda durante a gestação. Os cuidados bucais da gestante podem evitar partos prematuros e de bebês com baixo peso. Mesmo antes dos primeiros dentes nascerem o Cirurgião-Dentista repassa orientações importantes relativas aos cuidados com a saúde bucal do bebê, como a forma correta de amamentação natural, orientação em relação a hábitos de sucção, higiene bucal, entre outros. Além de examinar a cavidade bucal do bebê e atuar precocemente frente a alguma alteração.

Evaristo Volpato, odontopediatra e tesoureiro do CFO, frisa a importância desses cuidados. “Essas orientações são fundamentais para a saúde bucal das crianças. Hoje, a Odontopediatria segue uma filosofia de prevenção e de promoção de saúde”.


Odontopediatria no Brasil

Com mais de 9 mil profissionais, a Odontopediatria é uma especialidade reconhecida pelo CFO e consolidada dentro da Odontologia. Para Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED), essa quantidade de profissionais demonstra como os cuidados com a saúde bucal na infância tem ganhado relevância dentro da Odontologia. “Esta é a única especialidade que tem a oportunidade de atuar nos estágios iniciais do desenvolvimento dentário, podendo trabalhar com saúde e não somente com a doença. No dia em que rendemos um tributo às crianças, como odontopediatras nos orgulhamos em dizer que somos um dos melhores do mundo e que estamos empenhados e fazê-las sorrir sempre com a melhor condição bucal.”, finaliza.

Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br