Evento em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista em São Paulo reforça importância da representatividade política

Prefeito do maior município da América Latina também recebe presidente do CFO em seu gabinete e ressalta trabalho em prol da saúde bucal realizado no município

Aconteceu, nesta quarta-feira (25.10), em São Paulo, evento em comemoração ao Dia da Cirurgião-Dentista. Organizada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a cerimônia, que contou com a participação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores e, serviu para homenagear os profissionais que completaram 50 anos de inscrição no Conselho em 2023, entregar medalhas do Mérito Odontológico e Medalhas Tiradentes a profissionais que se destacaram em sua carreira na Odontologia.

Em seu discurso na cerimônia, o vereador Marcelo Messias destacou o poder transformador da Odontologia. “Tenho uma trajetória que muitos aqui também viveram. Oriundo de família pobre, lutei muito para me formar. Ao me tornar cirurgião-dentista, sempre quis melhorar a vida das pessoas a minha volta. Realizei trabalhos voluntários e, em parceria com outras pessoas e entes sociais, tivemos êxito em ajudar. Hoje, como vereador em São Paulo, tenho a oportunidade de incluir no debate político, a relevância da saúde bucal e, com isso, foram possíveis conquistar muitos avanços, outros virão. São Paulo ainda será a Capital Mundial do Sorriso. Essa é a prova de que, como classe, podemos conquistar muito mais. Basta sabermos a importância da união”.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, falou sobre as pautas atuais e futuras do Conselho, ressaltando também a relevância de Odontologia eleger mais representantes públicos para trabalhar em prol das pautas Odontológicas. “Temos uma luta incessante e também desigual, por causa da falta de representatividade, na defesa dos direitos e dos avanços da Odontologia. Se não tivemos representantes eleitos, essa luta fica cada dia mais difícil. Temos lutado pelo Piso Salarial, contra a Educação à Distância (EaD) na Odontologia, e para termos sucesso nesses pleitos, é necessário apoio político, que só se conquista com a força e união da classe odontológica. Podemos lutar por mais espaço. Temos a maior e melhor Odontologia do mundo e podemos internacionalizar essa excelente mão de obra que possuímos. Além disso, com o apoio do poder público, podemos também incentivar a vinda de pacientes de outros países, interessados na nossa qualidade de tratamento. Para tudo isso, é de suma importância a representatividade da Odontologia, e só vamos conseguir isso quando tivermos profissionais em pontos estratégicos, como nas câmaras municipais, nas prefeituras, nas assembleias legislativas, na câmara federal e nos conselhos municipais e estaduais de saúde. É fundamental que tenhamos disponibilidade de encarar esse desafio enquanto cirurgiões-dentistas”, explicou Juliano.

Compuseram a mesa da sessão solene, o Vereador por São Paulo e Conselheiro do CROSP, Marcelo Messias; representando o Prefeito Municipal, a Secretária Executiva de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Sandra Maria Sabino; o Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale; o Presidente do CROSP, Braz Antunes Mattos Neto; o Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto; o Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Wilson Chediek; o Presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), Jairo Correia; o Presidente da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária de São Paulo (APEDESP), José Henrique dos Santos.

Encontro com o prefeito e homenagem no gabinete do vereador

Antes da sessão solene na Câmara Municipal, o presidente do CFO, Juliano do Vale, recebeu uma homenagem do vereador e Conselheiro do CROSP, Marcelo Messias, pelo trabalho realizado em prol da classe Odontológica. Após isso, ao lado dos Presidentes da ABCD e APCD, respectivamente Silvio Checchetto e Wilson Chediek, do Presidente do CROSP, Braz Antunes e, do Secretário-Geral do CFO, Claudio Miyake, foram recebidos pelo Prefeito municipal, Ricardo Nunes, em seu gabinete no prédio da prefeitura.

Esta foi uma oportunidade para estreitar relações com o dirigente da maior cidade da América Latina e conhecer um pouco da história e do trabalho que o gestor tem desenvolvido em prol da saúde bucal da população paulista. Tendo uma filha cirurgiã-dentista, e contando com a parceria de um vereador também profissional da área, o prefeito falou sobre a relevância do cuidado com a saúde bucal e destacou alguns feitos de sua gestão: aumento do número de UPAS com atendimento odontológico 24 horas, criação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e serviço de implantes odontológicos à população em situação de vulnerabilidade. Ao fim da conversa, parabenizou os cirurgiões-dentistas pela data. “É muito importante a gente comemorar, com alegria o dia do cirurgião-dentista. Ainda mais aqui na cidade de São Paulo, que tem sido referência em relação a questão dos tratamentos odontológicos e procedimentos necessários para o cuidado com a boca. Que todos os profissionais da área possam comemorar e que possamos ter datas como essa sempre comemorando vitórias e avanços, em parceria com os Conselhos e nossos representantes”, disse Nunes.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br