Entidades Nacionais Odontológicas convidam categoria para 4ª Paralisação Nacional

As Entidades Nacionais Odontológicas – CFO, FIO, ABO, FNO e ABCD – convocam os profissionais de classe para a 4ª Paralisação Nacional contra a exploração abusiva dos Planos Odontológicos, no dia 19 de abril. A mobilização é liderada pela Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC), composta pelas Entidades Nacionais Odontológicas e conta com o apoio e execução das Comissões Estaduais de Convênios e Credenciamentos.

A ação consiste na suspensão do atendimento aos usuários de operadoras de planos odontológicos ‘por um dia’ em protesto por remuneração justa dos prestadores de serviço (Cirurgiões-Dentistas) e em defesa da qualidade do atendimento ofertado.

Atualmente, os Cirurgiões-Dentistas sofrem com a baixa tabela de procedimentos. O valor destinado aos prestadores de serviço não cobre alguns custos operacionais realizados nos tratamentos odontológicos.
Além dos preços irrisórios existe um número significativo de glosas, em cima dos procedimentos realizados, isso remete ainda mais nos valores a serem recebidos pelos Cirurgiões-Dentistas. As Glosas correspondem a: toda cobrança efetuada que não coincide com os acordos e regras firmadas entre o serviço prestado e o valor recebido.

Em todo o Brasil, existem 18,4 milhões de usuários de planos odontológicos e aproximadamente 44 mil cirurgiões-dentistas em atendimento neste formato na condição de pessoa física. Essa estrutura somada às pessoas jurídicas cobrem em média 8% da população brasileira.

Chegou a hora de unir forças por melhor remuneração à Classe Odontológica e atendimento de qualidade à população brasileira.