Encontro reúne especialistas em Odontologia Hospitalar em Porto Alegre

X encontroO cuidado com a saúde bucal de pacientes internados em hospitais públicos e privados foi tema de debate do X Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, na sede do CRO/RS em Porto Alegre.

Os especialistas ressaltaram as evidências da associação entre a presença de doença periodontal e eventos negativos na saúde dos pacientes, em especial cardiovasculares (endocardite infecciosa, aterosclerose, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico), nascimento de bebês prematuros e de baixo peso, doenças pulmonares e dificuldade de controle glicêmico do diabético.

“Vários estudos evidenciam que um eficiente programa de higiene bucal em UTI’s reduz significativamente as taxas de pneumonia, entre outras”, destaca Jacqueline Webster, presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO e do CRO/RS.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 34/2013, que regulamenta a presença do cirurgião-dentista nas UTIs e inclui a assistência odontológica no atendimento e internação domiciliares do Sistema Único de Saúde (SUS), está no Senado Federal.

A Comissão de Ensino do CFO avaliou os mais de 1.600 pedidos de reconhecimento de habilitação em Odontologia Hospitalar por parte de cirurgiões-dentistas com experiência na área.