Dia Nacional da Consciência Negra

zumbi3Criado em 2003 e instituído em âmbito nacional em 2011, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Vários estados e centenas de prefeituras decretam feriados para celebrar a data, que neste ano de 2016 caiu em um domingo.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a barbárie da escravidão no Brasil, cujas marcas nefastas ainda estão presentes nos dias de hoje. Passados 128 anos da abolição da escravidão, todos os indicadores econômicos e sociais demonstram que brasileiros negros e pardos continuam a ocupar posição de desigualdade na nossa sociedade – sem falar que o preconceito racial, mesmo depois de sua criminalização pela lei brasileira, ainda se faz presente em manifestações frequentes, por exemplo, nas mídias sociais.

O dia de 20 de novembro foi escolhido para celebração da data por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, no distante ano de 1695. Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, uma comunidade formada por escravos negros que haviam escapado de fazendas, prisões e senzalas brasileiras. O quilombo tinha cerca de 30 mil habitantes e consistia em onze mocambos (pequenas cidades), que ocupavam uma área com mais de duzentos quilômetros de extensão nos atuais estados de Alagoas e Bahia.

Após mais de um século de existência, a capital de Palmares foi destruída pela Coroa Portuguesa em 1694. Zumbi conseguiu escapar, mas foi assassinado no ano seguinte e teve a cabeça cortada, salgada e exposta em praça pública em Recife.

Zumbi passou para História como um grande herói da luta não só contra a escravidão, mas contra toda forma de opressão. Neste Dia Nacional da Consciência Negra, o CFO deseja que a sociedade brasileira se torne cada vez mais justa e reafirma o compromisso dos cirurgiões-dentistas de espalhar belos sorrisos negros (e de todas as outras etnias) pelo Brasil afora.