Pauta incluiu temas importantes para a valorização da Odontologia nacional

O Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo Conselho Federal e pelos 27 Conselhos Regionais de todo país, realizaram, nos dias 7 e 8 de maio, a segunda Assembleia Conjunta do ano de 2025. Durante a reunião, realizada em Florianópolis sob apoio do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), foram debatidas pautas importantes para Odontologia nacional.
Entre os temas abordados na reunião estão a segunda edição do Exame de Proficiência da Odontologia, deliberações sobre recentes determinações do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e alinhamentos sobre a Caravana Pelo Piso Salarial dos Cirurgiões-Dentistas, que ocorrerá nos dias 26 a 29 de maio, em Brasília. Também foram debatidos vários assuntos relacionados a denúncias realizadas pelo CFO em função de levantamentos feitos pela autarquia, além de outros assuntos gerais.
O presidente do CRO-SC, Wilson Andriani Júnior e a conselheira federal Sandra Silvestre recepcionaram todos os presentes no evento. “Santa Catarina recebe, com muito orgulho, presidentes e representantes de todas as regiões do Brasil. Este é um momento de troca, de escuta qualificada e de construção coletiva. Que o diálogo fortaleça ainda mais a Odontologia brasileira e reafirme nosso compromisso com a ética, a saúde pública e a valorização da nossa profissão”, destacou Wilson Andriani Junior.
O presidente do CFO, Claudio Miyake, destacou que a Assembleia Conjunta representa mais do que uma agenda técnica: “É uma oportunidade de reconstruir vínculos, reafirmar compromissos éticos e fortalecer a confiança da classe odontológica nas instituições que a representam. Somos defensores de que o respeito, a legalidade e a união sejam pilares de um sistema forte e alinhado com o interesse público. Nesta Assembleia Conjunta, estou acompanhado do vice-presidente Nazareno, do secretário Roberto e do tesoureiro Elio, recepcionando todos os conselheiros federais, presidentes e representantes dos 27 CROs”, afirmou Claudio Miyake.
“As assembleias conjuntas são momentos importantes de integração entre o Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de todo país. Durante as reuniões, aprofundamos os debates e traçamos diretrizes para temas considerados de grande importância para a valorização da Odontologia brasileira”, destacou o secretário-geral, Roberto de Sousa Pires.
Apoio parlamentar
A Assembleia Conjunta do Sistema Conselhos de Odontologia contou com a presença da deputada federal Geovania de Sá, que é do estado de Santa Catarina. Durante suas falas à diretoria do CFO e aos presidentes dos 27 Conselhos Regionais de todo país, ela se comprometeu a continuar empenhando esforços a favor das pautas nacionais de interesse da Odontologia.
“As ações e políticas públicas na área da Saúde Bucal são de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida e da saúde em geral dos brasileiros. Para que elas possam ser ampliadas, precisamos promover estratégias de valorização da Odontologia e da profissão do cirurgião-dentista. Reafirmo o meu compromisso na busca pela aprovação dos projetos de interesse da classe”, destacou a parlamentar.

