Dia Nacional de Combate ao Câncer: prevenção e conhecimento são os maiores aliados para o tratamento da doença

Neste 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Sistema Conselhos de Odontologia orienta sobre a importância do conhecimento e prevenção da doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano. No Brasil, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse número é de mais de 600 mil.

O CFO relembra dados do Ministério da Saúde que mostram que o câncer bucal é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. O câncer bucal é um tumor maligno que afeta os lábios, atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua). Seu estágio inicial é silencioso, por isso, a relevância de consultar sempre um Cirurgião-Dentista a cada seis meses para avaliação e prevenção. É preciso, também, se atentar com feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, com manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas e sangramentos sem causa conhecida.

Além da boa higiene bucal, cuidados simples como evitar o fumo, o alto consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação rica em legumes e frutas, são essenciais para evitar a doença. 

Dados do INCA revelam ainda que o Câncer Bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos, e que o diagnóstico precoce em pacientes com tumores iniciais, tem chance acima de 95% de cura, e em pacientes que apresentam alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%.

Juliana Schussel, professora de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membra da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP), enfatiza a importância da conscientização para um tratamento adequado e eficaz. “O diagnóstico tardio da doença, resulta em uma alta taxa de mortalidade e o tratamento oncológico nesses casos acarretam sequelas significativas, tanto estéticas quanto funcionais, e gera impactos consideráveis nas esferas socioeconômicas e psicossociais dos pacientes. É crucial ressaltar ainda, que a maioria dos casos de cânceres bucais estão associados ao consumo de tabaco e cigarros eletrônicos (vapes) e por isso campanhas para cessação do seu uso são muito importantes”, reforça.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, identificar a doença em estágio inicial é crucial para o melhor tratamento e para a cura. “Nós profissionais da saúde, trabalhamos com competência técnica para identificar e orientar nossos pacientes, possuímos o papel fundamental na vigilância constante quanto a lesões suspeitas, e em caso de dúvidas sempre orientar os nossos pacientes sobre os fatores de risco, destacando a importância do tratamento precoce e a possibilidade de uma cura para a doença”, afirma.

Sobre o dia Nacional do Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, foi instituído pela Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, com a finalidade de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br