Dia Nacional da Saúde: Importância dos profissionais da Odontologia no cuidado integral com a saúde

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça que a saúde bucal é parte indissociável do cuidado integral com a saúde do cidadão. Assim, reforça também a importância do controle e manutenção da saúde por meio de cuidados que podem ser realizados em domicílio, no consultório, no ambiente hospitalar ou nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a depender da condição específica do paciente.

Alterações na saúde geral do paciente podem se manifestar, com frequência, na boca. Esse é um dos principais fatores pelo qual o paciente deve ter acompanhamento periódico de um Cirurgião-Dentista, ou uma equipe de saúde bucal, enquanto parte integrante da equipe multidisciplinar. Há também situações em que alterações na saúde bucal podem refletir em outras partes do organismo. Por exemplo, infecções periodontais podem induzir um parto prematuro, conforme explica o Cirurgião-Dentista Sanitarista e Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato.

“Para se ter boa saúde, é fundamental uma saúde bucal em bom estado. A saúde começa pela boca e nós, profissionais de Odontologia, temos a importante tarefa de identificar alterações nos tecidos bucais e encaminhar o paciente, caso seja necessário, para o atendimento especializado. Além disso, problemas que começam na boca podem refletir em outras partes do corpo, a exemplo da endocardite infecciosa, uma infecção do tecido cardíaco que muitas vezes tem origem de problemas dentários”, conclui.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967, fazendo referência ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz – importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias no Brasil. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e de se manter um estilo de vida saudável.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br