Dia Mundial do Idoso: a importância da saúde bucal na terceira idade

De acordo com dados do IBGE de 2022, a parcela de pessoas acima de 60 anos no Brasil é equivalente a 14,7% da população, ampliando-se com o passar dos anos. Neste sábado, 1° de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Idoso e o Conselho Federal de Odontologia (CFO) destaca a importância da data, que garante reconhecimento e respeito à população que mais cresce no Brasil e ressalta a necessidade da prevenção da saúde bucal durante a terceira idade.

O CFO, assim como as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, defende que os cuidados com higiene bucal representam um fator decisivo para a manutenção de uma boa qualidade de vida. Consultar um Cirurgião-Dentista regulamente e manter uma rotina de cuidados básicos com os dentes, escovando e utilizando o fio-dental diariamente após as refeições, evitando o fumo e o consumo excessivo de alimentos ácidos e do açúcar são fundamentais ao bem estar deste público.

Natural de Goiânia, Djane Gusmão é exemplo de bons cuidados com a saúde bucal. Aos 84 anos, ela mantém a higiene dos dentes de forma regular, os mantendo fortes e saudáveis, frequentando seu Cirurgião-Dentista a cada seis meses. Djane conta que atribui ao pai, que se formou em Odontologia no ano de 1934 e atuou como Cirurgião-Dentista durante toda a sua vida, a principal influência para se dedicar a manter uma higiene bucal de excelência.

Vale lembrar que o envelhecimento provoca várias mudanças fisiológicas em todo o organismo. Diante disso, algumas dificuldades são mais comuns na terceira idade, como surgimento de cárie, problemas na raiz, aumento da sensibilidade, secura na boca, gengivite, entre outros. Não deixe de frequentar o seu Cirurgião-Dentista, ele irá te auxiliar na hora de superar os desafios nessa etapa da vida.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br