Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Sistema Conselhos reforçam a importância da Campanha Setembro Amarelo

Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), junto aos Conselhos Regionais (CROs), enfatizam a importância da Campanha Setembro Amarelo, cujo a iniciativa é informar, promover ações e apoio a respeito do tema.

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos em toda a sociedade e neste ano, o tema da Campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média cerca de trinta e oito pessoas que cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

Para os Conselhos de Odontologia, a necessidade de atenção aos sinais de alerta relacionados ao suicídio deve ser permanente. É possível buscar ajuda e contar com assistência adequada de forma gratuita e anônima 24 horas por dia, por meio do número 188 do CVV, apoio emocional e prevenção do suicídio. Desde 2015, a luta contra o suicídio ganhou força no Brasil por meio do Cento de Valorização da Vida (CVV). A iniciativa conduz ampla divulgação de informações e a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela. Cor que representa a vida, a luz e o sol.

Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br