Dia Mundial da Saúde: “Saúde para todos”

A Organização Mundial da Saúde (OMS), vinculada à ONU, realiza anualmente desde 1950 na data de 7 de março o Dia Mundial da Saúde. A campanha anual tem sempre um tema e o de 2018 é “Saúde para todos”.

Segundo a OMS, mais da metade da população mundial não tem acesso a serviços de saúde adequados. Mais de 800 milhões de pessoas (12% da população mundial) gastam pelo menos 10% da renda familiar em despesas com serviços médicos. Quase 100 milhões de pessoas foram jogadas na pobreza extrema (gasto de menos de 1,90 dólar por dia) por terem que arcar por conta própria com custos de serviços de saúde. A OMS enfatiza que ninguém deveria ter que escolher entre comprar comida ou remédio.

Os países que contam com sistemas públicos de saúde estruturados estão investindo no seu capital humano, destaca a OMS, além de prevenir epidemias, reduzir a pobreza, criar empregos e estimular o crescimento da economia.

No caso do Brasil, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no marco da Constituição de 1988 representou um passo fundamental para a universalização do acesso da população a serviços de saúde. Mas ainda temos que trilhar um longo caminho até que todos os brasileiros conquistem o direito à saúde pública de qualidade.

No Dia Mundial da Saúde, o CFO reafirma que a saúde bucal é um dos pilares fundamentais da universalização do atendimento público e a importância da presença de profissionais de Odontologia nas equipes do SUS.