A eleição do novo Plenário do CFO aconteceu em 04/jun

Aconteceu no dia 4 de junho, na sede do Conselho Federal de Odontologia em Brasília-DF, a Assembleia dos Delegados-Eleitores que elegeu a Chapa 1 para o triênio CFO 2018-2021. Foram 20 votos a favor da única chapa inscrita, 5 votos nulos e 2 abstenções.

O processo eleitoral teve início com a publicação do Edital 07/2017 no Diário Oficial da União e no site do CFO, no dia 05 de dezembro do ano passado; juntamente com a Decisão 47/2017, que fixou o período em que os Conselhos Regionais deveriam realizar suas Assembleias para elegerem seus delegados-eleitores. Conforme Regimento Eleitoral, cada Estado tem direito a um voto na eleição do CFO, isto é, cada delegado-eleitor representa seu CRO.

A Assembleia de Delegados-Eleitores do CFO foi conduzida pelo Dr. Outair Bastazini (CRO RJ), juntamente com o Dr. Armelindo Roldi (CRO ES) e o Dr. Armando Tuji (CRO PA) – os delegados-eleitores mais idosos -, uma vez que o Presidente e o Vice-presidente do CFO estavam impedidos por estarem concorrendo à eleição. Pela primeira vez na história, a Sessão foi transmitida ao vivo em duas salas da sede do CFO para as pessoas que vieram acompanhar o pleito e, assim, atestarem sua legitimidade.

Com apoio de 74% dos Regionais, a Chapa eleita nessa Assembleia terá o desafio de conduzir o Conselho Federal de Odontologia no período de 08/12/2018 a 07/12/2021. Dr. Aguinaldo Farias, presidente e delegado-eleitor do CRO PR, disse “confiamos nas propostas formuladas pela Chapa e na competência dos seus membros para implementá-las”. Dr. Juliano do Vale, atual Presidente e um dos membros eleitos, afirma estar consciente das expectativas e desejos dos profissionais e da sociedade e está disposto a trabalhar pela valorização da odontologia e pelos profissionais que por ela lutam.

Renovação de 13 conselheiros, das 18 vagas do Plenário.

O Plenário eleito é composto pelos Conselheiros Efetivos: Ataíde Mendes Aires (CRO MA), Cláudio Yukio Miyake (CRO SP), Ermensson Jorge (CRO PR), Juliano do Vale (CRO TO), Luiz Evaristo Volpato (CRO MT), Renato Codeceira (CRO RJ), Samir Najjar (CRO DF), Tito Pereira Filho (CRO AC) e Viviane Coelho Dourado (CRO BA). São Conselheiros Suplentes os seguintes cirurgiões-dentistas: Eduardo Ferro (CRO MG), Élio Silva Lucas (CRO ES), Jairo Santos Oliveira (CRO PI), João Batista Franco (CRO AM), José Maria Holderbaum (CRO RS), Luiz Fernando R. Rosa (CRO RO), Raimundo Nazareno Ávila (CRO AP), Roberto Pires (CRO PA) e Tessa Botelho (CRO GO). Na primeira reunião deste Plenário, que deverá acontecer após a posse em dezembro deste ano, será eleita a Diretoria e a Comissão de Tomada de Contas.