Dia das Crianças

banner_diadascriancas_190x140No Brasil, o Dia das Crianças foi instituído por decreto em 1924, mas a data só começou a ser celebrada, inclusive com a distribuição de presentes, a partir da década de 60. Várias outras nações comemoram o Dia das Crianças em datas que variam de país para país.

Neste 12 de outubro, o CFO gostaria de dirigir uma mensagem aos pais sobre a importância da alimentação para a saúde bucal das crianças. A evidência científica aponta a correlação direta entre a dieta nos primeiros 12 meses de vida e a incidência de cáries em crianças em fase pré-escolar.

Os estudos comprovam que a dieta no primeiro ano de vida influencia a formação de hábitos alimentares nos anos seguintes. A introdução do açúcar na dieta de bebês estimula a predileção, na fase pré-escolar, por alimentos e bebidas adocicados. O consumo de balas, chocolates, refrigerantes e outros alimentos e líquidos ricos em açúcar por crianças pré-escolares está diretamente associado à incidência de cáries.

A Academia Americana de Odontologia Pediátrica (American Academy of Pediatric Dentistry) recomenda a realização de uma consulta com cirurgião-dentista no primeiro ano de vida, em parte para que os pais sejam orientados sobre os riscos para cáries de uma dieta rica em açúcar refinado.

Para outras informações, veja Feeding practices in infancy associated with caries incidence in early childhood (Práticas alimentares na infância associadas com a incidência de cáries no início da infância), estudo com crianças em Porto Alegre, publicado em 2015 por pesquisadores brasileiros e norte-americanos.