Delegado Eleitor – Eleição do CFO

Assembleias nos estados definirão os escolhidos para participar da eleição do Plenário do Conselho Federal de Odontologia

A partir do dia 14 de agosto acontecerão as assembleias gerais para escolha dos representantes, nos estados, que elegerão o Plenário do Conselho Federal de Odontologia para o triênio de 08/12/2024 a 08/12/2027 . Serão escolhidos o Delegado Eleitor e o Suplente para participação na eleição do CFO, que acontecerá no dia 08 de dezembro de 2023.

Como votar
A organização das assembleias para escolha dos Delegados Eleitores é de responsabilidade dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), que definiram a data e demais critérios do pleito em seus respectivos Estados.

A participação do Cirurgião-Dentista habilitado para votar poderá ocorrer de forma presencial ou on-line, a depender da modalidade de Assembleia Geral adotada no Estado, na data, horário e local ou site definido por cada CRO.

Abaixo seguem esclarecimentos:

– Qual o papel do Delegado Eleitor?
O Delegado Eleitor é o Cirurgião-Dentista eleito com a atribuição legal para representar a categoria do estado na Assembleia Geral que delibera a escolha do plenário do Conselho Federal de Odontologia.

– Quem está apto para votar?
Todos os Cirurgiões-Dentistas com inscrição ativa (principal ou remida) e quite com o Conselho Regional de Odontologia, incluindo a Anuidade 2023 e o parcelamento em dia. Considera-se quite aquele que estiver com o pagamento da Anuidade em situação regular até 7 dias antes da data de Assembleia Geral.

– A votação é obrigatória?
O voto não é obrigatório ao Cirurgião-Dentista e não incide em multa.

– De que forma acontece a eleição?
A eleição acontece por meio de Assembleia Geral específica para Delegado-Eleitor, presencial e/ou online, na sede do Conselho Regional de Odontologia ou no local indicado pelo CRO.

– Quais as modalidades de votação?
Presencial: por meio de cédula em papel na sede do Conselho Regional de Odontologia do Estado ou no local indicado pelo CRO.
Online: por meio de cadastro único, com login e senha em sistema próprio, com link disponibilizado pela empresa contratada pelo Conselho Federal de Odontologia.
É de responsabilidade do Conselho Regional de Odontologia informar previamente qual modalidade da Assembleia Geral será adotada no estado.

– Como acontece a votação online?
O eleitor receberá via e-mail e/ou SMS, link, login e senha provisória para acesso à plataforma online, até 1h antes da Assembleia Geral para Delegado-Eleitor. Em primeiro acesso, o eleitor precisa fazer a troca da senha, de provisória para definitiva. O acesso ao ambiente online (ZOOM) estará disponível uma hora antes da primeira chamada da Assembleia Geral. O acesso registra automaticamente a presença virtual do eleitor e contabiliza o quórum legal.
O botão para votação online será disponibilizado após a autorização do Presidente do CRO, em Assembleia Geral. A validação do voto somente será registrada se o eleitor concluir a troca da senha provisória pela senha definitiva, a fim de garantir total segurança do voto.

– Como validar a chapa vencedora?
Declara-se vencedora a chapa que obtiver a maioria dos votos válidos (brancos e nulos não contam). Em caso de empate, será a chapa em que o Cirurgião-Dentista tiver o número de inscrição mais antigo no estado.

Para os inscritos que participarão de forma on-line, o CFO disponibilizou um tutorial com o passo a passo para a votação. Para baixar o tutorial, CLIQUE AQUI.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br