Dados do CFO irão auxiliar a nortear políticas públicas do Ministério da Saúde

A equipe da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS) esteve na sede do Conselho Federal de Odontologia no mês de março, quando acordaram tratativas para disponibilização das informações

O Conselho Federal de Odontologia a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) realizaram encaminhamentos para formalização de um convênio de compartilhamento de dados sobre a Odontologia brasileira. As informações, a serem disponibilizadas pelo CFO, irão auxiliar a nortear políticas públicas federais no âmbito da Odontologia e da Saúde Bucal.

O assunto foi tema da reunião na sede do CFO, no mês de março, com a participação de representantes do Ministério da Saúde. Estiveram presentes o presidente do Conselho, Claudio Miyake, o tesoureiro do CFO, Elio Silva Lucas, o superintendente do CFO, Rodrigo Gomes Couto. O MS foi representado pela coordenadora de Dimensionamento de Força de Trabalho, Raquel Nunes da Silva Veiga, e pelo coordenador da Democratização do Trabalho na Saúde (CODETS), Paulo Mayall Guilayn, além de assessores técnicos.

O convênio a ser firmado deve prever, por parte do CFO, a disponibilização de documentos normativos públicos relacionados à regulação do exercício profissional à Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, vinculada à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS). As informações serão utilizadas para atualização da Biblioteca de Regulação do Trabalho em Saúde (BRTS).

Também poderão ser disponibilizados dados demográficos relativos aos inscritos junto ao Conselho, que já somam quase 790 mil. Os números vão servir de base para atividades de formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas do Ministério da Saúde.

“O Conselho Federal de Odontologia realiza diversas ações de cooperação e colaboração com o Ministério de Saúde. O compartilhamento dos dados públicos pode contribuir com ações de fortalecimento e valorização da Odontologia e da Saúde de Bucal em todo país”, destaca o tesoureiro do CFO, Elio Silva Lucas.