Cuide do siso e evite problemas

A extração tardia do dente conhecido como ‘dente do juízo’ pode desencadear complicações sérias na saúde

Os terceiro molares – dentes do juízo ou sisos, como são popularmente conhecidos – são os últimos dentes a se desenvolverem e muitas vezes viram uma dor de cabeça. “É comum que o terceiro molar não encontre espaço dentro da boca, o que leva a problemas estruturais e de saúde geral. Assim, na maioria das vezes, é recomendada a extração cirúrgica. A não ser que o dente encontre espaço para auxiliar na mastigação e possa ser higienizado”, explica José Flávio Torezan, cirurgião bucomaxilofacial (especialidade odontológica que cuida da boca, da face e do pescoço).

O ideal é que o procedimento de extração ocorra entre os 15 e 20 anos. “Nós somos mais resistentes quando mais jovens, assim, se a extração for feita antes dos 20 anos, a recuperação é mais segura do que depois dos 40”, alerta o cirurgião dentista Nilton Figliolo. “Além do mais, se o dente é retirado antes de ter se desenvolvido inteiramente, o processo é mais rápido.”

Depois que nasce, por causa da posição em que fica na boca, o terceiro molar muitas vezes não permite uma boa higienização. “Placas bacterianas e cáries são causadoras de infecções, o que leva a pessoa a ter dores de dente e de cabeça. Além disso, se o dente estiver comprometido, com cárie ou doença gengival, a área de remoção torna-se suscetível a várias infecções pós operatórias”, conta Torezan.

Maus hábitos na higienização podem agravar problemas como cáries, halitose, doenças da gengiva e no aparelho digestivo, além de infecções e inflamações na região do siso. O cirurgião-dentista Hugo Lewgoy desvenda o que é certo e errado no assunto:

Devo escovar logo depois de comer?
Mito. Deve-se esperar 30 minutos – é o tempo necessário para a saliva agir e neutralizar o ph dos alimentos e das bebidas. O café, o vinho, o refrigerante e o suco de laranja, por exemplo, são ácidos e causam erosão.

É preciso usar muito creme dental?
Mito. O creme dental desgasta mais o esmalte. Deve-se usar uma dose bem pequena, do tamanho de uma ervilha.

É necessário escovar a gengiva e a língua?
Verdade, mas a escova deve ser ultramacia para não causar retração gengival. A língua também deve ser higienizada, porque é onde as bactérias ficam alojadas.

É mais importante escovar à noite?
Verdade. À noite, quando a salivação diminui, deve-se fazer a escovação mais minuciosa, de, pelo menos, dez minutos. Passe a língua nos dentes para sentir qual ponto falta higienizar.

Escova interdental é importante?
Verdade. O fio dental é bom para remover detrito alimentar fibroso, como carne, mas não limpa a região côncava entre os dentes. Por isso, deve-se usar a interdental, pelo menos uma vez ao dia.
Escovas de cerdas duras são melhores?
Mito. Elas agridem os dentes e a gengiva. A escova mais indicada é a ultramacia, que não agride o esmalte dos dentes e a região da gengiva.

Fonte: Diário de São paulo