Americanos se preocupam pouco com saúde bucal das crianças

Estudo da MetLife aponta que pais não conhecem os cuidados recomendados por dentistas.

São Paulo – Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais. Um estudo da MetLife realizado nos Estados Unidos revela que muitos pais não estão seguindo as recomendações de escovação, uso de fio dental e outros hábitos que garantem a saúde bucal ideal para seus filhos.

Cerca de metade (47%) dos pais pesquisados não conversaram com o pediatra sobre a dentição de seu filho. “Os pais deveriam saber mais sobre como a saúde bucal de seus filhos pode afetar a saúde geral”, disse o Dr. David Guarrera, cirurgião-dentista e vice-presidente da MetLife Produtos Odontológicos nos Estados Unidos. “Com a ajuda do seu dentista, os pais podem tomar algumas medidas simples para introduzir hábitos saudáveis de higiene bucal logo nos primeiros anos de vida e assim aumentar a proteção dos dentes de seus filhos.”

Praticar a Higiene Bucal -De acordo com o estudo, 42% dos entrevistados disseram que seus filhos escovam os dentes ou a gengiva uma vez por dia ou menos, e quase metade (45%) afirma que seus filhos nunca usaram fio dental. “O conceito de limpeza e escovação dos dentes deveria ser passado às crianças logo nos primeiros anos de vida. Assim que o dente desponta, os pais devem escovar os dentes da criança, ao menos, duas vezes por dia usando escova de dentes infantil e água”, afirma Dr. Guarrera. Segundo a Associação Odontológica Americana, os pais devem começar a usar o fio dental nos dentes das crianças assim que existir dois dentes lado a lado, para remover a placa onde a escova não chega.

Mais da metade dos pais (60%) disse que seus filhos comem doces pelo menos uma vez por dia. É preciso estar consciente e ter cuidado com a frequência que seus filhos comem doces e o tipo de comida que consomem. Além disso, se os pais não puderem escovar os dentes da criança depois que ela come doces é muito importante que pelo menos elas façam um bochecho.

Trabalhar com seu dentista -Cerca de 25% dos entrevistados não levou seu filho ao dentista no último ano para um exame bucal. Quando perguntados sobre a periodicidade na qual a criança deve ir ao dentista, cerca de um terço (35%) disse que uma criança de cinco anos ou menos deve ir ao dentista menos de duas vezes por ano, ou não tinham certeza qual seria a frequência.

“Recomenda-se que a criança vá ao dentista nos primeiros seis meses depois que o primeiro dente aparece, mas nunca depois do seu primeiro aniversário”, afirma Dr. Guarrera. Mais dois terços dos pais pesquisados afirmaram que seu filho tinha dois ou três anos quando foi pela primeira vez ao dentista. O dado aponta que, embora 72% dos entrevistados tenham incluído seus filhos na apólice do seguro odontológico entre o nascimento e o primeiro aniversário, apenas 16% realmente levou a criança ao dentista antes do primeiro aniversário.

Metodologia-A MetLife contratou o IBOPE Zogby International para realizar o Estudo MetLife sobre Conhecimento de Seguro Odontológico. A amostra da pesquisa consistiu de 500 entrevistas por telefone aos pais de crianças com idade até cinco anos, que tinham seguro odontológico.

MetLife -A Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A. é afiliada da MetLife, Inc. A MetLife oferece planos odontológicos, seguro de vida individual e em grupo e planos de aposentadoria, como fundos multipatrocinados e entidades abertas (PGBL e VGBL), por meio de corretores, bancos e outros canais. A empresa está presente em 28 localidades e possui 12.000 corretores registrados e 6.000 ativos; 15.500 clientes corporativos, cerca de 5 milhões de clientes e R$ 115 bilhões de capital segurado.

MetLife, Inc. é uma provedora líder global de seguros, capitalização e programas de benefícios dos empregados, servindo 90 milhões de clientes em mais de 50 países. Por meio de suas subsidiárias e afiliadas, a MetLife mantém posições de liderança de mercado nos Estados Unidos, Japão, América Latina, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio. [www.metlife.com.br].

Fonte: Revista Fator