CRO-RR propõe criação de Centro de Diagnóstico de Câncer de Boca

Durante reunião do Conselho Estadual de Saúde no dia 8 de março, o Conselho Regional de Odontologia de Roraima apresentou proposta para a implantação de um Centro de Diagnóstico e Tratamento de Lesões Bucais no Estado.

De acordo com dados obtidos pelo Hospital Coronel e laboratório Central do Estado, em agosto do ano passado, foram diagnosticados 59 casos de câncer. Desses, 9 (15,25%) foram de câncer de boca.

SUS precisa de serviços especializados

Segundo o presidente do CRO-RR Luis Eduardo Albuquerque, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Roraima ainda não dispõe de serviços especializados em odontologia por não possuir um Centro de Referência estruturado para a realização de diagnósticos e tratamentos de doenças bucais.

Com a criação do Centro será possível detectar e diagnosticar precocemente as lesões bucais dos pacientes encaminhados, a fim de oferecer a máxima urgência resolutiva dos casos. Além disso, a equipe multiprofissional poderá atuar junto à atenção de média e alta complexidade, no preparo dos pacientes que irão receber tratamento especializado, bem como minimizar as seqüelas observadas durante este tratamento.

Fonte: CRO-RR

Roraima – RR