Coragem para conquistar e mudar: CFO homenageia a todas as mulheres

O dia é dedicado à coragem de mulheres que fizeram história. É um dia significativo para as conquistas sociais, políticas e econômicas da mulher. O CFO parabeniza a todas com admiração.

banner_mulher_190x140px-01O Dia 8 de Março não é somente mais um dia para realçar a beleza feminina. É um dia significativo para destacar a força e a coragem de muitas mulheres que fizeram história com suas próprias vidas, para que as mulheres das gerações seguintes conquistassem a sua cidadania. “É um dia significativo para as conquistas sociais, políticas e econômicas da mulher. O CFO parabeniza a todas com admiração”, disse o presidente Ailton Morilhas.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1977 pela Organização das Nações Unidas (ONU) por suas conquistas sociais, políticas, econômicas. O destaque ao dia se deu em homenagem a um grupo de mulheres operárias do setor têxtil novaiorquino, que em 1857 (segundo outras versões em 1908), nesse dia clamavam por igualdade de salários, devido à discriminação feminina, em uma fábrica que foi incendiada, matando a todas.

Vários fatos levaram o mundo a destacar esse dia, também, em homenagem àquelas que lutam contra a violência doméstica e que combatem a discriminação da mulher de todas as raças, que sofrem com as mais diversas agressões, tanto físicas quanto psicológicas. No entanto, atualmente, a mulher já alcançou muitas vitórias na política, nas áreas – empresarial e pessoal, esportiva, dentre outras.

No campo profissional as mulheres já lideram vários setores. Na classe odontológica já são 301.187 mulheres trabalhando em prol da população brasileira. O Brasil já conta com mais cirurgiãs-dentistas (CDs) do que homens – são 163.866 mulheres, com 114.838 profissionais masculinos. Na área de auxiliares e técnicos em saúde bucal (ASB e TSB) a predominância também é de mulheres – a TSB abrange cerca de 20 mil mulheres (20.850) com 1.247 homens. Já a ASB comporta 108 mil (108.819) com 4 mil profissionais masculinos (4.437). O setor ainda conta 6.647 mulheres como técnicas de próteses dentárias (TPD) e 1005 auxiliares (APD) na mesma área.

O CFO destaca na Odontologia, a imensa contribuição de mulheres que, com seu trabalho e dedicação engrandecem a profissão em prol da população, além de dedicarem a seus pacientes o mesmo amor com que realizam seu sonho pessoal: ser uma profissional da área de saúde bucal. O Conselho Federal de Odontologia abraça a todas ao parabenizar a esse exemplo de profissionais da saúde bucal que desempenham um modelo de luta e conquistas bem sucedidas!

Comunicação do CFO