Odontologia Hospitalar: CFO recebe manifestações de apoio em diversos setores contra o Veto 16/2019

O Conselho Federal de Odontologia recebeu manifestações de apoio de diversos setores em todo Brasil em defesa da derrubada do Veto 16/2019 ao PLC 34/2013, que garante assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar. As manifestações fortalecem a luta encampada pelo CFO para validar a Odontologia Hospitalar como Lei Federal. A repercussão positiva impacta, inclusive, neste momento que antecede a deliberação em sessão no Congresso Nacional, prevista para acontecer nesta terça, dia 27 de agosto, a partir das 19h.

Entre as manifestações de apoio, o CFO destaca a moção de apoio formalizada pela Câmara Municipal de Santos/SP. A iniciativa é do Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PSD-SP), que reitera a importância da derrubada do Veto, tendo em vista que no município de Santos a Odontologia Hospitalar foi instituída pela Lei 3444/2018.

A moção de apoio destaca a variada gama de ganhos para a população promovida pela Odontologia Hospitalar: “comprovadamente, reduz infeções que habitualmente atacam pacientes internados; reduz custos (tempo de internação menor de 7 a 13 dias, maior rotatividade de leitos); doenças sistêmicas aumentam com sistema imunológico debilitado; após uma semana de internação, a placa bacteriana dobra”. A nota ressalta, ainda, que: “cuidar da Saúde Bucal é promover a melhoria da Saúde geral e elevação da qualidade de vida da população”.

Segundo o parlamentar, a alegação do Governo Bolsonaro em desfavor do projeto é equivocada, visto que, uma das grandes vantagens da matéria é exatamente a economia de recursos públicos, além de representar valioso instrumento para evitar e reduzir a morte de pacientes internados. O projeto conta, ainda, com o apoio dos médicos cardiologistas.

A manifestação de apoio abrange, ainda, a solicitação do CFO ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para inclusão do profissional de Odontologia nos quadros do Programa Médicos pelo Brasil, como forma de fortalecimento da saúde integral à população.

CLIQUE AQUI e confira a moção de apoio na íntegra.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br