Comissões de Ensino e de Educação reúnem-se com Abeno

ead03Os integrantes das comissões de Ensino e de Educação do CFO reuniram-se na sexta-feira, 30 de junho, no Rio de Janeiro, com representantes da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). Os participantes discutiram a portaria do Ministério da Educação que autorizou cursos de educação a distância (EaD) em Odontologia e estratégias para impulsionar o ensino da ética odontológica na graduação.

A presidente da Abeno Maria Celeste Morita, o presidente da Comissão de Ensino Dalter Silva Favarete e o presidente da Comissão de Educação João Américo Normanha Novaes expressaram preocupação com a qualidade da formação em Odontologia em cursos integralmente à distância, sem exigência da modalidade presencial.

João Normanha afirmou que a Abeno solicitou ao CFO a formação de um grupo de trabalho para discutir novas tendências no ensino em Odontologia e trabalhar diretrizes curriculares. Uma das prioridades do grupo será estabelecer condições para a ampliação do estudo da ética na Odontologia em todos os cursos de graduação.

Participaram também da reunião os membros da Comissão de Educação Eduardo Ferreira da Motta, Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões, Jorge Luiz Cascardo e Maria Carméli Correia Sampaio, e os membros da Comissão de Ensino Ataíde Mendes Aires, Celso Kenji Nishiyama e Ivan Fernando Martins de Andrade, além de Armando Hayassy, representante da Comissão de Ensino da Abeno.

No mesmo dia, a Comissão de Educação finalizou o projeto “Conscientização da Ética Odontológica”, que foi encaminhado ao coordenador das comissões do CFO, Ermensson Luiz Jorge.

A Comissão de Ensino do CFO reuniu-se com representantes do CRO da Bahia, inclusive a presidente Viviane Coelho Dourado, para esclarecer aspectos sobre o registro de especialidades e com a presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO, Jacqueline Webster, para discutir normas para os cursos de habilitação na área.

A comissão também analisou processos de cirurgiões-dentistas que requerem o reconhecimento da habilitação em Odontologia Hospitalar com base em experiência profissional na área. O prazo para estas solicitações acaba em 30 de julho.