Cirugião dentista na UTI é importante para o controle de infecções

A importância do cirugião dentista na UTI, infecções diminuem em 30%. A higiene bucal em pacientes críticos é responsável pela diminuição de infecções e complicações.

Alguns dos mais importantes centros de saúde têm implantado nos últimos anos o profissional cirurgião dentista em suas Unidades de Terapia Intensiva.
A AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira tem abraçado essa iniciativa e organizado cursos e eventos para o profissional dessa especialidade que deseja atuar no tratamento com pacientes críticos.

Segundo a presidente do Departamento de Odontologia da AMIB, Dra. Teresa Morais, “com o constante surgimento de evidências científicas que respaldam o papel nocivo dos comprometimentos e das infecções dentárias e bucais para a degradação do estado geral dos pacientes alocados nas Unidades de Terapia Intensiva, a odontologia passa a dividir responsabilidades, com outros integrantes das equipes de saúde – especialmente nas questões referentes ao controle das infecções e da melhor oferta de conforto a esses pacientes”.

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções nas Unidades de Terapia Intensiva e pode causar até pneumonia — doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. “Esse problema propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente respiratórios”, alerta a cirurgiã dentista intensivista.

A AMIB, por meio de seu departamento de odontologia e da integração dos seus segmentos, prepara e amplia o convívio dessa importante área da saúde, com as que já se vincularam dentro do ambiente das UTIs e hospitais.

Fonte: Bagarai – 04/04/2011