CFO recebe prêmio de Inovação na Fiscalização e é destaque na 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais

Um reconhecimento para o trabalho em prol de uma Odontologia Brasileira de excelência. Nesta última segunda-feira, 29 de agosto, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi premiado na categoria de Inovação na Fiscalização na 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais.

O evento, realizado pela Silp Eventos & Treinamentos, tem por objetivo reunir anualmente os Conselhos Profissionais do Brasil, a fim de premiar e incentivar as melhores práticas e instrumentos de gestão pública das entidades fiscalizadoras e regulamentadoras do exercício profissional.

Durante a cerimônia, participaram mais de 500 Conselhos de Classe e foram apresentadas premiações em 10 categorias para os Conselhos que tiveram os melhores projetos. O CFO foi o destaque da noite, com o reconhecimento do Projeto de Fiscalização do Exercício da Odontologia na categoria “Inovação na Fiscalização”. Em 2021, o CFO já havia sido premiado na categoria “Planejamento Estratégico”.

O Projeto de Fiscalização foi lançado no segundo semestre de 2021, baseado em três vertentes: A primeira é o Plano de Fiscalização, que introduz a gestão estratégica integrada nas atividades de fiscalização dos Conselhos Regionais. A segunda se refere ao instrumento de Programa de Fiscalização, um aporte financeiro para a contratação de novas equipes de fiscalização, além do envio de tablets para todos os fiscais e veículos para as equipes, a fim de fortalecer a fiscalização nos Conselhos Regionais. A terceira é o Manual de Fiscalização, que define os instrumentos e prevê a Implantação do Sistema de Fiscalização de forma padronizada para todo o Brasil.

Vice-Presidente do CFO, Raimundo Nazareno de Souza, reforça a alegria e satisfação pelo reconhecido que honra todo o esforço realizado pelo sistema conselho para chegar a essa singela premiação. “O prêmio coroa um trabalho da nossa Autarquia por determinação do plenário e da diretoria, a fim de melhorar e aperfeiçoar a principal atividade de um Conselho de Classe, a fiscalização do exercício profissional dos seus inscritos, tal como a finalidade de unificar as ações, fazendo planejamento anual, colhendo resultados para cada vez mais ter efetividade na fiscalização”, afirma.

Superintendente Executivo do CFO, Rodrigo Couto explica a importância da conquista para o CFO e, por consequência, para a Classe Odontológica. “Somos inovadores nessa área porque nenhum Conselho do País estruturou um programa de fiscalização da maneira como nós, do CFO, realizamos. Em geral, as fiscalizações são feitas de modo intuitivo e baseado em experiências do dia a dia. O nosso diferencial é que criamos uma base sólida com três instrumentos necessários para uma fiscalização de excelência”, destacou.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br