CFO pede apoio da Frente Parlamentar da Saúde para projetos de interesse da odontologia

A diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e representantes de conselhos regionais reuniram-se nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília, com 30 integrantes da Frente Parlamentar da Saúde.

Projetos prioritários

O CFO pediu prioridade para a votação de 11 dos 71 projetos de interesse da classe odontológica que tramitam no Congresso. “O apoio da Frente é fundamental para que a classe odontológica atinja seus objetivos junto a projetos de interesse da população”, disse o vice-presidente do CFO, Ailton Rodrigues.

A diretoria do CFO, acompanhada do coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, também pediu aos parlamentares da Frente da Saúde apoio na definição de critérios para a criação de novos cursos de odontologia no país. A proliferação indiscriminada desses cursos é uma das grandes preocupações atuais do Conselho Federal. Atualmente, o Brasil conta com 178 cursos superiores de Odontologia.

Novo ranking

O presidente do CFO, Miguel Nobre, informou aos parlamentares que, nos dias 4 e 5 de junho, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e os conselhos de Saúde se encontrarão em uma oficina – organizada pelos ministérios da Educação e da Saúde – para estabelecer uma metodologia para a análise de processos de abertura de novos cursos superiores da área.

A idéia do CFO é criar um ranking das faculdades já existentes para que os interessados saibam a avaliação dos cursos. “A Frente Parlamentar da Saúde sempre estará junto ao Conselho nas matérias de interesse dos brasileiros”, afirmou o presidente da Frente, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG).

Parlamentares presentes

A seguir, os parlamentares presentes:

Alice Portugal (PcdoB-BA)

Angela Amin (PP-SC)

Armando Abílio (PTB-PB)

Darcísio Perondi (PMDB-RS)

Dr.Ubiali (PSB-SP)

Edinho Bez (PMDB-SC)

Eduardo Alves do Amorim (PSC-SE)

Geraldo Magela (PT-DF)

Geraldo Resende(PPS-MS)

Geraldo Thadeu (PPS-MG)

Germano Bonow (DEM-RS)

Gilmar Machado (PT-MG)

Jorge Maluly (DEM-SP)

José Linhares (PP-CE)

Luis Carlos Heinz (PP-RS)

Max Rosenmann (PMDB-PR)

Maurício Trindade (PR-BA)

Rafael Guerra (PSDB-MG)

Roberto Britto (PP-BA)

Zenaldo Coutinho (PSDB-BA)

Fonte: Jornal do CFO

Distrito Federal – DF