CFO participa de reunião para otimizar novo programa do Governo Federal

O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Samir Najjar, integrou, no dia 31 de outubro, em Brasília, a reunião com o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, para otimizar o novo programa do governo federal que promoverá a formação de dois mil técnicos em prótese dentária, em todo o Brasil. O Ministério da Saúde investirá seis milhões e quinhentos mil reais para ultrapassar a marca de produção de 420 mil próteses dentárias até 2013, custeando assim, 100% do valor da prótese.

A proposta é iniciar o curso de formação dos técnicos em prótese dentária ainda neste ano, com carga horária mínima de 1.200 horas de aula presencial e possibilidade de conclusão do curso em um ano. Já as vagas serão ofertadas para os municípios de acordo com a demanda de cada região. O conteúdo será ministrado, em princípio, em universidades públicas e escolas técnicas públicas, já os municípios que não dispõem de cenário semelhante, o governo federal realizará a formação em centros educacionais particulares.

Reunião Pucca grande
A meta do governo federal, segundo Pucca, é integrar esse novo programa ao Programa Brasil Sorridente, que é parte do Plano Brasil sem Miséria. Dessa maneira a distribuição de próteses dentárias irá suprir a carência da população em extrema pobreza do País. “Esse novo programa terá como foco primordial a reabilitação de adultos, na faixa dos 40 anos de idade, por exemplo. Alguns profissionais têm inclusive dificuldade de conseguir emprego por conta do sorriso danificado. Para se ter ideia, existem hoje cerca de quatro milhões de pessoas em todo o País que precisam de prótese dentária”, explica.

O coordenador de saúde afirma ainda que o trabalho requer: uma atuação conjunta e efetiva das entidades odontológicas nacionais, para reforçar a divulgação das informações sobre o programa; pressionar para que o curso seja concluído em um ano; e na campanha de esclarecimento para que os técnicos de prótese dentária se adequem corretamente, garantindo o cadastro como pessoa jurídica.