CFO integra o I Simpósio Nacional de Odontologia Intensiva

Os conselheiros do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Outair Bastazini e o Dr. Samir Najjar participaram, no dia 22 de setembro, do I Simpósio Nacional de Odontologia Intensiva, em Brasília. O encontro teve como objetivo destacar o importante papel do cirurgião-dentista no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, como membro atuante da equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, sob o único lema de salvar vidas, por meio de condutas preventivas, paliativas e curativas. Na ocasião, o Dr. Bastazini foi homenageado pelo trabalho desenvolvido na odontologia intensiva.

O Dr. Outair Bastazini, abriu as atividades do I Simpósio, juntamente com a Deputada Federal Érica Kokay – relatora do Projeto de Lei 2.776/08, abordando o tema “A Legalidade e legitimidade da presença do cirurgião-dentista na UTI”. Segundo o Dr. Bastazini, “a ideia foi alertar, principalmente aos médicos presentes, para a necessidade de ter o cirurgião-dentista nas UTIs, para salvar vidas, considerando ser um trabalho integrado. Em nome do CFO, afirmo que o Conselho apoia todas as iniciativas que visam atender o paciente e resolver os problemas de saúde”, garante o Conselheiro.

Simpósio 10 grande

O Projeto de Lei 2.776/08 estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia na UTI e demais instituições públicas e privadas que mantenham pacientes sob regime de internação, em médios e grandes hospitais do Brasil. Segundo a deputada Érica Kokay, “é preciso tirar a invisibilidade da saúde bucal, por isso a importância de acelerar a apreciação desse Projeto de Lei, que encontra-se em tramite final de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, da Câmara dos Deputados, como esse projeto tem poder terminativo, após a CCJ ele segue direto para o Senado Federal. É louvável a capacidade de articulação do CFO para dar celeridade nesse PL e em todas as pautas no Congresso Nacional que contribuem para uma odontologia de qualidade”, garante a Deputada.
O presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva – SOBRATI, Douglas Ferrari, agradece a presença e apoio do CFO neste momento de evolução da odontologia no que tange o exercício do odontointensivista. “Esse profissional além do trabalho nos ambientes de UTI, atuará como indivíduo de humanização, de ensino e pesquisa, entre outros. O CFO poderá contribuir com a sensibilização da classe odontológica, da população, de líderes políticos e também no trabalho já realizado nas forças armadas”, explica.

O I Simpósio também foi cenário da apresentação dos temas: Resistência bacteriana e infecções severas na UTI; Intercorrências relacionadas ao tubo orotraqueal associadas ao cirurgião-dentista; A importância do reconhecimento dos efeitos indesejados dos bifosfonatos, no contexto da odontologia; Lesões comuns na cavidade oral em ambiente crítico; Atendimento odontológico preventivo, paliativo e curativo na UTI; A importância da saliva na manutenção da saúde bucal; e Reflexos da atuação do cirurgião-dentista em ambiente de terapia intensiva.

O Dr. Samir Najjar encerrou as atividades do Simpósio parabenizando as forças armadas por terem sido as precursoras na inserção do cirurgião-dentista nas UTIs e pela abertura que o Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva, proporcionou, com o apoio da SOBRATI, por meio da realização do I Simpósio Nacional de Odontologia Intensiva. “O CFO contribuirá com o que for possível para facilitar a presença do cirurgião-dentista nas UTIs de todo o Brasil”, completa.