CFO e CROs prestigiam 3º ENESB/PSF, em São Luís

Entre 14 e 16 de agosto, a capital do Maranhão reuniu a Odontologia para debater sua participação no Saúde da Família.

A terceira edição do Encontro do Nordeste de Equipes de Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, em São Luís, Maranhão, não poderia ter acontecido em momento mais oportuno. Coincidindo com a comemoração do 15º aniversário de criação do Programa Saúde da Família, o evento serviu para a classe odontológica debater os rumos da inclusão da Equipe de Saúde Bucal no programa.

Sob o tema “Pela Qualificação e Aprimoramento do Modelo”, o encontro, presidido pelo cirurgião-dentista e também presidente do CRO-Maranhão, Cláudio Fontoura da Cruz, contou com a presença de autoridades como o deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA) e o coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. Eles foram responsáveis pela coordenação do debate sobre a “estratégia de incorporação das equipes de saúde bucal ao PSF”, que reuniu, como ministradores, o vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Diogo Rodrigues, o secretário de Saúde do Maranhão, Edmundo Costa Gomes, e a secretária municipal de Saúde de São José do Ribamar, Maria Cristina Borges Moreira Lima.

Coordenada pelo presidente do CFO, Miguel Nobre, outra mesa debateu com os participantes a “formação acadêmica e o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O 3º ENESB/PSF contou com a presença dos seguintes Conselhos Regionais: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Santa Catarina.

Fonte: Jornal do CFO

Rio de Janeiro – RJ