CFO defende Odontologia em mesa de debate permanente

O Conselho Federal de Odontologia contribuiu com o debate no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde – FENTAS, no dia 10 de setembro, em Brasília.

Foi deliberado que o FENTAS manterá como pauta fixa na mesa o tema “Plano Nacional de Cargo, Carreira e Salário”, para elaboração conjunta de um texto que contemple todas as articulações dos profissionais da área da saúde, incluindo a Odontologia, em tramitação no Congresso Nacional, unificando assim, Projetos de Lei e Projetos de Emenda à Constituição, entre outros textos. “Tem muitas bandeiras de luta erguidas com a mesma representação, queremos unir para fortalecer a demanda da área da saúde, para que dessa forma o Sistema Único de Saúde (SUS), seja, de fato, universal. Essa pauta será levada para o CNS” afirma a coordenadora do FENTAS, Eurídice Ferreira de Almeida.

reuniao fentas brasilia

Os membros do FENTAS também harmonizaram propostas para defenderem na mesa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), referente à composição da agenda científica da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, tendo como base os encaminhamentos da 88ª Reunião ordinária da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST), do CNS, realizada nos dias 2 e 3 de setembro. A meta do grupo é facilitar a participação de profissionais do campo de trabalho da área da saúde, bem como acadêmicos ligados à área de atuação.

Representando o Conselho Federal de Odontologia no FENTAS, o Dr. Gerdo Bezerra de Faria afirma que a reunião foi extremamente produtiva por conta do alinhamento do discurso. “O CFO contribuirá com todas as articulações que favoreçam a valorização dos profissionais da Classe Odontológica e somar esforços no contexto da área da saúde, pois a saúde pública precisa ser integral”, completa.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO