CFO contribui com a implantação do Registro Eletrônico de Saúde Nacional

O Conselho Federal de Odontologia marcou presença, nos dias 03 e 04 de outubro, na 4ª oficina para elaboração do documento base que norteará a implantação do Registro Eletrônico de Saúde Nacional (RES-Nacional), em Brasília. O debate aconteceu de forma conjunta e também em subgrupos específicos.

O objetivo é construir, até dezembro deste ano, um documento que resulte na padronização da informação e da segurança dos dados dos pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS, construindo assim, um histórico dos atendimentos de saúde do cidadão desde o nascimento. A ideia é integrar esse Registro Eletrônico de Saúde para que possa ser acessível tanto em um posto de saúde público até uma clinica particular.
Oficina RES grande

Segundo o diretor do Departamento de Informática do SUS/SGEP/MS, Augusto Cesar Vieira Gadelha, o grupo de especialistas segue o modelo de metodologia estabelecido pela Organização Mundial de Saúde junto com a União Internacional de Telecomunicações, como guia para o desenvolvimento do trabalho até dezembro de 2012, e que será colocado para consulta pública, para que haja contribuições de cada organização de saúde. “O CFO representou um componente fundamental para concretização desse processo no que retrata a implantação do Registro Eletrônico de Saúde Nacional”, garante.

O Coordenador do Grupo Consultivo e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, Lincon de Assis Moreira Junior afirma que a principal evolução dessa 4ª Oficina foi o positivo grau de amadurecimento do grupo para o debate. Opinião compartilhada também pelo coordenador Geral de Gestão de Pr, Moacyr Perche, que completa: “Não basta elaborar somente o RES sozinho, é preciso discutir todo o conceito de saúde, dentro dos objetivos estratégicos estabelecidos pelo SUS e pela Política Nacional de Informática em saúde”, completa.

Desde o primeiro encontro, o CFO esteve presente por meio do representante da gerência de tecnologia, Luciano Maurício Sampaio Barreto, para construção do arca bolso que sintetizará o trabalho coletivo, iniciado em maio.