CFO conquista ampliação do debate sobre a odontologia no cenário nacional

O Conselho Federal de Odontologia conquistou, no dia 09/05, a coordenação da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB), do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A liderança da CISB foi concedida durante as reuniões do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) e do CNS, realizadas nos dias 07, 08 e 09/05, em Brasília.

reuniao cns interna

(Da esq. para a dir.: Graciara Matos de Azevedo e Gerdo Bezerra de Faria)

A partir de agora, o CFO assume a responsabilidade de assessorar o Pleno do Conselho Nacional de Saúde em assuntos relacionados à saúde bucal. Além de acompanhar a execução da Política Nacional de Saúde Bucal, monitorar a organização da atenção em saúde bucal em todos os níveis de atenção, acompanhar as deliberações das Conferências Nacionais de Saúde Bucal e contribuir com os demais colegiados do controle social no monitoramento das ações e recursos destinados à população.

Ainda na mesa do Conselho Nacional de Saúde, o CFO pleiteia a titularidade da Comissão Interesetorial de Recursos Humanos (CIRH), que tem por função contribuir com a elaboração de propostas tanto para o campo do trabalho quanto para a educação na saúde. Na gestão anterior do CNS, o Conselho Federal de Odontologia atuava como suplente da CIRH. A decisão sobre a liderança desta comissão será definida na próxima reunião do FENTAS e do CNS, programadas para acontecer em 04, 05 e 06 de junho, em Brasília.

Os representantes do CFO nas mesas de debate em questão, Dr. Gerdo Bezerra de Faria e Dra. Graciara Matos de Azevedo explicam: “A presença do CFO no contexto dos debates em questão é de extrema importância para avançar nos debates da odontologia em âmbito nacional. No caso da CIRH em específico, esta Comissão possui ponto de pauta permanente no CNS, por isso a importância. O que está em debate hoje é sobre as residências multiprofissionais no Brasil”.