CFO avalia meios para combater desinformação à sociedade sobre especialidades odontológicas

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) avaliou, em reunião nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, em Brasília/DF, a conjuntura nacional das especialidades de Harmonização Orofacial e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial para combater a desinformação e o desserviço à sociedade. O diálogo foi construído coletivamente com representantes da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI), da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF), da Academia Brasileira de Especialistas em Harmonização Orofacial (ABEHOF), da Academia Brasileira de Estética Orofacial (ABEO), da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (SOBRACIBU), do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e dos Conselhos Regionais de Odontologia de Goiás e do Amapá.

A prioridade é preservar a ética odontológica nacional e, paralelamente, assegurar a proteção da saúde da população. Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o diálogo aproximado prevê consolidar um posicionamento unificado que garanta o zelo da qualidade da Odontologia. “Temos plena consciência da força que possui a regulamentação do CFO e, por isso, as ações precisam de cautela, paciência e responsabilidade com a categoria e, principalmente, com a sociedade, enquanto missão precípua do Sistema Conselhos. Esse é o início de uma história na nossa Odontologia, que é dinâmica e avança todos os dias”, ressaltou.

O diálogo fomentou, inclusive, a possibilidade de criar uma campanha nacional unificada de esclarecimento da regulamentação da Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. Por se tratar de uma normativa recente, pairam diferentes interpretações, por parte da categoria ou da sociedade, sobre o escopo de atuação profissional do Cirurgião-Dentista, previsto na respectiva resolução. A publicidade sobre essas informações acontecerá de forma consensual e conjunta.

Além do Presidente do CFO, Juliano do Vale, a Autarquia esteve representada pelo Vice-Presidente, Ermensson Jorge; pelo Secretário-Geral, Claudio Yukio Miyake; e pelo Tesoureiro Luiz Evaristo Ricci Volpato. Representando as entidades participaram: Sidmarcio Ziroldo (ABEHOF); Luciano Artioli Moreira (ABEO); Mario Silveira de Souza (ABRAHOF); Tarley Pessoa de Barros (SBTI); Nelson Corazza Junior (SOBRACIBU); Alessandro Costa da Silva e Fernando Cesar Amazonas Lima (CBCTBMF); Rernerson Gomes dos Santos (CRO-GO); e Patrícia Lenora dos Santos Braga (CRO-AP).

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br