CFO apresenta Programa de Apoio Institucional aos CROs

pai3O CFO apresentou aos presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia o Programa de Apoio Institucional (PAI), que proporcionará aos CROs custeio financeiro para ações institucionais, além de empréstimos para projetos e sustento de conselhos regionais com necessidade de auxílio.

Na apresentação, que aconteceu na Assembleia Conjunta do CFO com os presidentes dos CROs, realizada em 8 de dezembro em Brasília, foi esclarecido que o PAI se divide em três modalidades: PAI/AI, PAI/E e PAI/S.

O PAI/AI (Ações Institucionais) pode ser usado para a implantação da fiscalização do exercício profissional dos cirurgiões-dentistas e a realização de eventos técnicos e científicos, preferencialmente sobre ética e legislação.

Já o PAI/E (Empréstimo) está relacionado a empréstimos financeiro que visam a melhoria e a eficiência das atividades do Conselho na administração interna e estruturação física e logística.

O PAI/S (Sustento) proporcionará aos Conselhos com até 3 mil cirurgiões-dentistas inscritos, desde que observados os critérios publicados na norma, receberem recursos financeiros por até 12 meses após a publicação do projeto.

“O programa ainda precisa ser detalhado, mas faz jus ao que almejamos para o CFO, que é uma atuação nacional. O CFO assumiu o papel de gestor de ações com regras claras, que podem ser implantadas em todo Brasil”, afirmou Cláudio Yukio Miyake, presidente do CRO-SP.

“O ponto mais importante é a transparência das regras de empréstimo e saneamento dos conselhos regionais, algo que sempre foi um pleito nosso,” acrescenta o presidente do CRO-PR.