Assembleia do CFO e CROs recebe representantes sindicais

assembleiaFNOA Assembleia Conjunta do CFO com os presidentes dos CROs, realizada em 8 de dezembro em Brasília, contou com a participação de lideranças da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e de vários sindicatos de cirurgiões-dentistas. O objetivo do encontro foi somar as forças do Sistema CFO/CROs e entidades sindicais em prol das causas da categoria.

Joana Batista Oliveira Lopes, presidente da FNO, fez uma ampla exposição e respondeu a perguntas dos presidentes dos CROs. Ela falou dos principais problemas e desafios da categoria e detalhou as ações da FNO.

O grande pleito da FNO é aumentar as vagas para cirurgiões-dentistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a presidente, a portaria que regulamenta as equipes de saúde da família não trata como prioritária a presença de CDs.

“Nós contestamos a constitucionalidade da portaria, porque é um direito constitucional do cidadão ter acesso à assistência bucal pública,” afirma Joana, que estima que seriam criados cerca de 100 mil postos de trabalho para cirurgiões-dentistas no SUS, caso a legislação adote a obrigatoriedade de um CD por equipe de saúde da família.

Juliano do Vale, presidente do CFO, saudou a oportunidade de realizar a reunião conjunta: “Foi a primeira vez que realizamos um encontro desta dimensão com os representantes do CFO, dos CROs e das entidades sindicais. O encontro foi muito positivo para fortalecer os pleitos da categoria.”

A reunião foi uma solicitação da FNO e da Federação Interestadual dos Odontologista (FIO) ao CFO, que acatou o pedido. No entanto, o presidente da FIO não compareceu nem enviou representante à Assembleia.