Brasil é “estrela” no dia mundial da luta contra a Aids, diz jornal francês

No Dia Mundial da Luta contra a Aids, comemorado neste 1º de dezembro, jornais de língua francesa destacaram os avanços do programa brasileiro de combate à doença.
Em matéria intitulada “Aids: Os países que dão exemplo”, o francês Les Echos diz que existe um “trio de referência” constituído pelo Senegal, o Brasil e a Tailândia.

“Em matéria de luta contra a Aids, o Brasil faz um pouco o papel de estrela”, afirma o texto, que descreve como o país foi um dos primeiros a encampar um programa amplo, com distribuição gratuita de medicamentos e uso extenso de publicidade.

O jornal destacou a “coragem” senegalesa de combater a Aids em uma sociedade tradicionalista, antes mesmo das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) neste sentido, e descreveu a Tailândia como um país “com reputação de rei” por condicionar o funcionamento de casas de sexo ao uso do preservativo, e por se lançar desde cedo à fabricação do coquetel anti-Aids.

O suíço Le Temps lembrou que o Brasil ainda deve superar problemas como a falta de informação, e a cultura do machismo, que leva muitos homens a rejeitar o uso do preservativo.

Fonte: BBC Brasil
Distrito Federal – DF